Ano bissexto, 2024 vai ter menos feriados prolongados
13 de outubro de 2023
Ministério Público aciona o Supremo contra lei de Sergipe
13 de outubro de 2023
Exibir tudo

Governo de Sergipe faz proposta ridícula aos professores

Por Adiberto de Souza *

Desde que o governo de Sergipe apresentou a proposta de retomada da carreira do Magistério que os professores condenam a oferta. Pelas redes sociais, eles consideram ridículo o que foi oferecido. Alguns, inclusive, lembram que os percentuais apresentados agora são os mesmos sugeridos por gestões anteriores e tidos como absurdos pelo sindicato da categoria. Não bastasse a distância entre a proposta governamental e o desejo dos educadores, o governo alertou que, caso o Estado ultrapasse do limite prudencial até 2025, as migalhas oferecidas vão pras cucuias e os professores ficarão a ver navios. Como a tendência da economia aponta para o aumento da crise nos estados, dificilmente Sergipe conseguirá manter a despesa abaixo do chamado limite prudencial. O próprio governador Fábio Mitidieri (PSD) já avisou que a queda do FPE fez governo acender a luz amarela: “Não podemos vacilar, porque a linha entre o equilíbrio fiscal e o desequilíbrio é muito tênue”, disse ele ao site Faxaju. Portanto, se a maioria dos professores aceitar uma promessa tão ínfima e abstrata, continuará a pão e água, além de concordar com a educadora Meri Brandão, para quem “escola rima com esmola”. Marminino!

Martelo batido

O União Brasil anunciou a pré-candidatura de Fábio Henrique à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. O partido jura que o nome do distinto lidera todas as pesquisas. A decisão por Fábio Henrique ocorreu após o balão de ensaio chamado Yandra de André (União) não ter inflado naquele município. Agora, o União Brasil tenta viabilizar a candidatura da fidalga em Aracaju. Há quem garanta que, tal qual ocorreu em Socorro, na capital sergipana o balão andrezista não sairá do chão nem que a vaca tussa. Home vôte!

Luto

A morte do jovem empresário Marcos Bordados enlutou o município sergipano de Itabaianinha. Era voz corrente na região Sul de Sergipe que ele seria candidato à sucessão do prefeito Danilo de Joaldo (PSDB). Pelo Instagram, o tucano lamentou a morte do amigo: “Marquinhos era querido por todos os que o conheciam. Um empreendedor nato e admirável”, escreveu Danilo. O jovem empresário foi encontrado morto na residência dele. Descanse em paz!

Casamento infantil

Uma em cada cinco meninas ou adolescentes se casa ou vive em união estável antes de completar 18 anos na América Latina, única região onde o casamento infantil não diminuiu. “Não estão prontas para dirigir, nem votar, mas casar elas podem”, criticou Alejandra Mora, secretária executiva da Comissão Interamericana de Mulheres. O Brasil está entre os países que fixam em 18 anos a idade mínima legal para o casamento, porém não é tão incomum encontrar meninas casadas antes de completarem 16 anos. Só Jesus na causa!

Orai por eles

Políticos de A a Z assistiram missas e acompanharam em Aracaju a procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Muitos também deram com os costados na cidade sergipana que leva o nome da padroeira do Brasil. Com um olho pregado no andor da imagem e o outro fixo nos fieis eleitores, os políticos pediram a Aparecida para serem vitoriosos nas eleições de 2024. Aff Maria

Prato vazio

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) não perde uma oportunidade para criticar o governo Mitidieri. O distinto postou nas redes sociais que “o prato do povo carente em Sergipe continua vazio. O Programa Prato do Povo, aprovado na Assembleia Legislativa em junho passado, visa distribuir alimentação para famílias carentes. Mas o governador não tirou o projeto do papel”, cutuca Georgeo. E o deputado pergunta: “A intenção seria apenas fazer propaganda do programa? Enquanto isso, milhares de sergipanos passam fome, o desemprego aumenta e situação fica pior para quem não tem oportunidade”, frisa o cidadanista. Crendeuspai!

Arriscando a vida

Com o botijão de gás sendo vendido em Aracaju por até R$ 116,00, conforme recente pesquisa feita pelo Procon, tem crescido o número de famílias usando o precário e poluente fogão a lenha. Muita gente também arrisca a vida utilizando álcool para cozinhar o pouco de comida que consegue. Não bastasse as dificuldades para adquirir algum alimento, os deserdados pela sorte ainda têm que se virar nos tinta para cozinha-lo. Enquanto isso, os políticos se reúnem em torno de suculentos regabofes para discutir sobre o sexo dos anjos. Misericórdia!

Calçadas mal cuidadas

E quem sempre reclama da má conservação das calçadas de Aracaju é o vereador Breno Garibalde (União Brasil). Segundo ele, é quase impossível andar por elas, principalmente se você é idoso, está levando carrinho de bebê, tem mobilidade reduzida ou possui alguma deficiência. Por causa da falta de manutenção das calçadas, “as pessoas andam na rua, ao lado do meio fio. Isso é grave e precisa mudar”, alerta. E é grande o número de pedestres que se arriscam nas mal cuidadas calçadas da capital: conforme estudo do sindicato das empresas de ônibus, 70% da população de Aracaju anda a pé e utiliza transporte público. Cruz, credo!

Gatos pingados

A marcha pela família realizada em Aracaju reuniu quatro gatos pingados. Políticos de direita e bolsonaristas formaram o pequeno público do evento contra o aborto e a liberação das drogas. Pelas redes sociais teve quem sugerisse que um ato público com esse tipo de pauta deve ser feito em locais movimentados, a exemplo dos mercados centrais de Aracaju. Já outro internauta aconselhou os direitistas a tomarem umas aulas com a esquerda sobre como promover eventos concorridos. Arre égua!

Troca troca

Apesar dos desmentidos de setores do governo, Marcelo Barberino perdeu mesmo o emprego de superintendente do Hospital Regional de Itabaiana para Adriana Menezes. Ligada ao governador Fábio Mitidieri (PSD) e ex-coordenadora do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), a fidalga foi empossada anteontem, em evento prestigiado, entre outros, pelo deputado estadual Luciano Bispo (PSD). Durante a posse de Adriana, o parlamentar pediu ao secretário da Saúde, Walter Pinheiro, para transmitir o seu agradecimento ao governador Fábio Mitidieri (PSD) pela mudança na direção do hospital. Pastor da Igreja Verbo da Vida, Barberino estava no cargo há nove meses. Ah, bom!

Corpo fechado

Aos supersticiosos um lembrete: hoje é sexta-feira 13. Para quem não acredita em crendices não é nada, não é nada e não é nada mesmo! Porém, pelo sim e pelo não, é melhor não passar embaixo de escadas, pois como dizem por aí, “no creo en brujas, pero que las hay, las hay”. Pé de pato mangalô três vezes!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 14 de março de 1946.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *