Consumo de carne cresce
6 de novembro de 2023
Mais prazo para emissão da nova carteira de identidade
6 de novembro de 2023
Exibir tudo

Governo de Sergipe é criticado por hastear a bandeira de Israel

A bandeira de Israel ficou por um bom tempo hasteada em frente à sede do governo de Sergipe

O governo de Sergipe hasteou a bandeira de Israel no Palácio de Despachos, em Aracaju, visando expor o apoio ao povo judeu em detrimento dos palestinos. O jornalista Eugênio Nascimento publicou no blog Primeira Mão que a gestão de Fábio Mitidieri (PSD) atendeu a um pedido nesse sentido da embaixada israelense no Brasil. Após um grande número de pessoas terem se manifestado nas redes sociais contra a medida, o Executivo sergipano retirou a bandeira. Israel está em guerra contra o Hamas/Palestinos, em um conflito em que já morreram mais de 10 mil pessoas, inclusive crianças.

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) condenou o hasteamento da bandeira de Israel na sede do Poder Executivo de Sergipe. A parlamentar lamentou que, mesmo tendo removido o pavilhão israelense, “o governo não admite que errou, demonstrando toda sua insensibilidade ao massacre imposto ao povo palestino pela ocupação israelense da Faixa de Gaza”. Até o momento, o Governo Mitidieri  ainda não se manifestou sobre o incidente diplomático.

CUT protesta

Nesta segunda-feira (6), representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) protestaram em frente ao Palácio do Governo contra o hasteamento da bandeira de Israel naquele prédio público. O presidente da CUT, professor Dudu, dise que “com esse gesto, o governo Fábio Mitidieri declara publicamente que é favor do genocídio do povo palestino. Neste caso, o governo não fala pelo povo sergipano, mas em nome dos fascistas”, atacou.

Governador se explica

Após a polêmica sobre o hasteamento da bandeira de Israel no Palácio de Despachos, o governador Fábio Mitidieri escreveu na rede social X – antigo Twitter – que “há um mês nos somamos à indignação mundial e, assim como demais Estados da Federação, o Senado Federal e vários países, manifestamos nossa solidariedade a Israel pelos ataques terroristas sofridos, através do hasteamento da bandeira daquele país’.

Mitideri prosseguiu escrevendo que “isso deu-se em um contexto determinado e expressou o sentimento em relação às vítimas e desaparecidos, inclusive brasileiros. Nossa veemente manifestação é e sempre será contra o terrorismo e a guerra, que já deixou um rastro de mais de 10 mil mortes. A escalada do conflito pode levar a uma situação ainda mais dramática. Ao passo que repudiamos o terrorismo, nossa solidariedade hoje se estende também ao povo Palestino, que espera por salvaguardas humanitárias. O mundo clama por Paz e pela garantia dos direitos humanos”. concluiu.

Internautas reagem

Em resposta a Mitidieri, o internauta Tiago Santos escreveu o seguinte: “Que momento péssimo para isso, é assumir um lado para o estado”. Já Pedro Eder afirmou que “Israel está fazendo um genocídio, já matou mais de 3.500 crianças inocentes”. O internauta André Carvalho também discordou de Mitidieri: “Indignação seletiva? Por que erguer somente a bandeira de Israel e não da Palestina também? Foi extremamente inapropriado Sergipe tomar lado, que se erguesse a bandeira de um país que está em guerra, com extermínio em massa de crianças. Tão inapropriado que logo tirou”, fustigou.

O internauta Washblack também não gostou da explicação de Fábio Mitidieri. Ele escreveu na rede X que “os cara tão tacando bomba em criança, idoso, hospital, universidade, abrigo humanitário, não deixa água, comida e combustível entrar e vc asteia a bandeira desse país? Muito sem noção, na moral mesmo. Melhor ficar calado do que tentar justificar”. Por sua vez, Tiago Feitosa foi curto e grosso: “O senhor não tem noção do que está dizendo”.

Erik Pereira também não se convenceu com as explicações de Mitidieri: “Governador, sua nota é rasa, sua assessoria é péssima e a sua solidariedade é claramente seletiva. Reconheça o erro e peça desculpas”. fuzilou. O internata Índio Mendonça foi outro que reprovou a atitude do governo: “O mundo pede cessar fogo, Israel pede massacre do povo palestino. Crianças inocentes morrem, alvos civis são atacados. Se em Sergipe tem um grupo político que comete crimes, temos que acabar com esse grupo e NÃO DESTRUIR O ESTADO”, finalizou.

Foto: Redes sociais

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *