Liminar concedida a Canindé preocupa deputado
1 de dezembro de 2015
Adelson Barreto é cassado
1 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Governo de Sergipe decide enfrentar Microcefalia

Em Sergipe, já foram diagnosticados 78 casos de microcefalia

O governo de Sergipe apresentou nesta terça-feira (1º), um plano de combate à Microcefalia e de atendimento aos pacientes acometidos pela doença. O ato foi comandado pelo governador Jackson Barreto (PMDB), no Palácio dos Despachos, e contou com a participação de representantes do Ministério Público, secretários municipais de saúde, prefeitos e técnicos de saúde. Ficou acertado a criação de um grupo de trabalho de enfrentamento dos casos de microcefalia em Sergipe, publicação de protocolo clínico para orientação dos profissionais de saúde, acompanhamento dos casos  e elaboração de informes semanais.

A campanha coletiva tem como principal foco o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e o Zika Vírus, que é o causador da doença. Durante a solenidade, o governador convocou toda a sociedade sergipana para combater o mosquito, por ser o grande causador dos casos de microcefalia. “Não existe fronteira política, partidária ou ideológica. Estado e prefeituras têm que estar unidos no combate a essa endemia. O que está em jogo é a saúde do nosso povo”, afirmou Jackson.

Segundo Barreto, Sergipe é o segundo estado do país a declarar Situação de Emergência em Saúde Pública. Jackson destacou que desde o dia 28 de outubro a equipe da Secretaria de Estado da Saúde está debruçada sobre o problema, quando a vigilância epidemiológica recebeu da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes informações sobre evidências de aumento de casos de Microcefalia.

Combate ao mosquito

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Saulo Eloy, afirmou que a sociedade tem que estar mobilizada para que a campanha tenha sucesso. “O acesso à informação de como se combater este mosquito será o divisor de águas”, defendeu.

 “O Estado está trazendo um norte para o nosso trabalho, está comprometido com essa construção plural. Precisamos sensibilizar todos os prefeitos para se engajarem nesta luta. Estamos enfrentando um problema de saúde pública que pode comprometer toda uma geração”, avaliou.

Microcefalia

A Microcefalia é uma má formação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Os bebês nascem com perímetro cefálico menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm. A doença não tem cura e a criança tem problemas de desenvolvimento.

Em Sergipe, já foram diagnosticados 78 casos de microcefalia em 32 municípios. No país os números são ainda mais alarmantes: 1.248 casos em 311 municípios de 13 estados e no Distrito Federal. Em 2014, foram notificados 147 casos no país. O crescimento entre o ano passado e este ano foi de 749%.

A portaria estadual, declarando Situação de Emergência em Saúde Pública por força do registro de incidência de casos de Microcefalia no estado, foi baixada segunda-feira última. Ela especifica as ações a serem empreendidas em Sergipe para combater o Aedes aegypti e monitorar os casos de microcefalia. Sobral também fez um panorama do crescimento da doença no estado e no país, as ações que estão sendo empreendidas pelo governo para combater o mal e as providências que já foram tomadas.

Fonte e foto: ASN

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *