Prefeitura de Aracaju paga folha deste mês nesta sexta-feira
27 de julho de 2022
Cangaço, um fenômeno social do Nordeste
28 de julho de 2022
Exibir tudo

Governo Belivaldo em clima de caça às bruxas

Por Adiberto de Souza *

Desde que Jackson Barreto (MDB) trocou o palanque do pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) pelo do PT que a Secretaria Geral de Governo redige decretos exonerando servidores comissionados. Só a edição do Diário Oficial desta quinta-feira publica 17 “cartões vermelhos” contra parentes e aliados do emedebista vira-casaca. Aliás, a caça às bruxas começou no mesmo dia em que JB anunciou oficialmente o seu apoio ao pré-candidato petista Rogério Carvalho. Pelo visto, não tem previsão para acabar o bota fora. As línguas ferinas andam espalhando pelas esquinas de Sergipe que se Belivaldo Chagas (PSD) resolver exonerar todos os comissionados indicados por Jackson Barreto, é bem capaz de faltar tinta para imprimir o Diário Oficial do Estado, tamanho será o volume de decretos nesse sentido a serem publicados. Como ainda tem cinco meses de gestão e, certamente, tinta na caneta, o governador deve fazer a alegria de centenas de aliados políticos, nomeando-os para substituir o trem da alegria pilotado por Jackson e que acaba de descarrilar dos trilhos azeitados com os impostos pagos pelos sergipanos. Home vôte!

Ficou pra depois

Ainda não foi ontem que o pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) conseguiu uma postulante a vice para chamar de sua. A expectativa era que a primeira dama de Aracaju, Danusa Silva (PDT), aceitasse o convite feito pelo distinto, porém, após ouvir a proposta de parceria, a fidalga pediu tempo para pensar. Jurou que responde a Mitidieri até a próxima segunda-feira. Enquanto isso não ocorre, a advogada Luciana Déda (PDT) segue alimentando a esperança de ser chamada para disputar a vice-governadoria na chapa da situação. Aguardemos, portanto!

Bufunfa na conta

A Prefeitura de Aracaju pagará amanhã os salários dos servidores referentes a este mês. Também será depositada a primeira parcela do 13º salário aos aniversariantes de julho e agosto. O pagamento da folha de pessoal da Prefeitura representará uma injeção de R$ 102 milhões na economia local, particularmente no comércio da capital sergipana. Ressalte-se que o governo de Sergipe começou ontem, a pagar a folha de pessoal deste mês de julho com uma novidade: sem o desconto de 14% da previdência nos vencimentos de aposentados e pensionistas. Menos mal, né?

Sem bolsonaristas

E o pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT) garante que no time dele não tem espaço para bolsonaristas: “Se topa caminhar ao nosso lado, seja em qualquer função, tem que ser lulista”, discursou. O petista aproveitou para elogiar o seu postulante à vice-governadoria, empresário Sérgio Gama (MDB), considerado por ele como “uma pessoa de sucesso, que tem disposição e vontade, quer trabalhar e está disposto a entrar na disputa”. O nome do emedebista foi uma imposição do ex-governador Jackson Barreto (PDB) para apoiar a campanha de Rogério. Aliás, o petista só faltou estender o tapete vermelho para recepcionar JB, Sérgio Gama e companhia limitada. Crendeuspai!

Festa progressista

Pré-candidato a senador, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) participou da convenção nacional do Progressistas, realizada ontem, em Brasília. O evento oficializou a coligação com o PL, do presidente Jair Bolsonaro. Falando em nome dos filiados nordestinos, Laércio disse ter consciência “do nosso papel. Sinto-me muito orgulhoso em fazer parte dessa construção, dessa caminhada que vai seguir adiante. O que queremos é um país forte e que olhe para todos os brasileiros igualitariamente”, discursou. Ah, bom!

Cargos à disposição

A presidente da Fundação de Formação para o Trabalho de Aracaju, Edivaneide Lima, colocou o cargo à disposição do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). A decisão foi tomada após o MDB, que a indicou para a função, ter trocado o governo pela oposição. A moça disse que, além dela, os demais diretores da Fundat também estavam pedindo o boné, pois foram indicados pelo partido presidido por Jackson Barreto, que saltou do barco governistas para pongar na canoa petista. Resta saber se o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) vai aceitar o pedido de demissão dos auxiliares. Aff Maria!

Bem na fita

O governador Belivaldo Chagas (PSD) está sorrindo de orelha a orelha por ter sido apontado pelo portal de notícias G1 como o terceiro gestor do Nordeste com mais promessas cumpridas, alcançando um desempenho de 70,37%. O ilustre só perde para os governadores do Ceará e do Maranhão. O desempenho da gestão Belivaldo (65,95%) também supera a média nordestina quanto às promessas cumpridas total e parcialmente. Feliz, Chagas disse que os índices refletem o empenho da gestão ao longo de todo o mandato, com destaque para o período de pandemia. Marminino!

Traição negada

E o deputado federal Bosco Costa (PL) divulgou nota desmentindo um radialista de Itabaiana que o acusou de vira-casaca. O comunicador insinuou que o parlamentar se desmanchou em elogios a Fábio Mitidieri (PSD), durante uma festa religiosa em Simão Dias: “Não houve estardalhaço com o outro pré-candidato, chamando de ‘meu governador’, muito menos apertos de mão ou convite para café”, afirma Bosco. O deputado concluiu reafirmando que segue caminhando com o PL, “sem ter nada a esconder, porque a minha vida pública é pautada na coerência e transparência”. Então, tá!

Agora vai!

Após ter a pré-candidatura ao governo de Sergipe abortada pelo próprio partido, o professor Emanuel Franco Filho (Mobiliza) aderiu à campanha do pré-candidato a governador João Fontes (PTB). Num discurso rápido, o professor parabenizou os sergipanos por terem a oportunidade de escolher para representá-los pessoas competentes como João Fontes e Mendonça Prado, postulante ao Senado. Antes de aderir à pré-campanha petebista, Emanuel Franco denunciou a direção de sua legenda que, segundo ele, queria uma grana graúda para bancar o projeto político do professor. Misericórdia!

Lampião vive

Após dois anos suspensa por causa da pandemia da Covid-19, a 25ª Missa do Cangaço volta a acontecer presencialmente neste 28 de julho, data de aniversário do massacre de Angico. Há 84 anos, policiais alagoanos cercaram 34 cangaceiros e cangaceiras e abriram fogo com metralhadoras portáteis, matando na hora 11 pessoas, inclusive Virgulino Ferreira da Silva, o “Lampião”, e sua esposa Maria Bonita. A missa vai acontecer na área da chacina, batizada de Monumento Natural Grota do Angico e localizada no município sergipano de Poço Redondo. Orai por elas e eles. Amém!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 30 de julho de 1938.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

 

Compartilhe:

1 Comments

  1. Carlos Augusto de?Santana disse:

    Bom Dia,
    É pfeciso lembrar a Rogério que esse cidadão, que é candidato a senador-Valadares Filho-, votou pelo impeachment de Dilma. Sergipe foi uma vergonha com apenas 2 votando contra.

    Ah, antes que esqueça: não vejo como caça as bruxas a exoneração de ex aliados. Nada mais normal, pois Politica é isso; um toma lá da cá!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *