Aracaju faz hoje repescagem da vacina antirrábica
20 de outubro de 2022
Polícia deu um baculejo na fazenda de Valdevan Noventa
20 de outubro de 2022
Exibir tudo

Governador pode beber café frio e água quente

Por Adiberto de Souza *

O resultado do 2º turno das eleições em Sergipe pode mudar o humor de quem trabalha na copa do Palácio do Governo. Caso o vitorioso seja o candidato Fábio Mitidieri (PSD), seu aliado governador Belivaldo Chagas (PSD) estará prestigiadíssimo, ajudará a forma a nova equipe administrativa e continuará sendo muito bem servido pelos garçons. A vitória do petista Rogério Carvalho, porém, pode alterar as temperaturas do cafezinho e da água servidas ao chefe do Executivo. Em isso acontecendo, Chagas não será o primeiro a receber tal tratamento. Essa é a sina de quase todo governante em vias de virar ex e que não elege o sucessor. Portanto, é bom a campanha de Mitidieri pisar forte no acelerador nessa reta final, pois as últimas pesquisas de intenção de votos mostram Rogério na dianteira. Pior é que resta muito pouco tempo para virar o jogo, única alternativa para garantir que os ilustres garçons do Palácio continuem servindo a Belivaldo café quente a ponto de queimar a língua, e água tão gelada de doer os dentes. Misericórdia!

Curso para mesário

Mesárias e mesários que atuarão no segundo turno das Eleições podem acessar um conteúdo de reforço criado pela Justiça Eleitoral e disponível na internet. O material tem como objetivo garantir que todos exerçam a função de maneira segura, com todas as eventuais dúvidas previamente solucionadas antes do próximo dia 30. O treinamento ficará disponível até as 18h do próximo dia 27, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesário, desenvolvido exclusivamente para capacitar as pessoas que atuam como colaboradoras da Justiça Eleitoral em um papel essencial para o bom andamento das eleições. Legal!

Comendo poeira

Fossem hoje as eleições em Sergipe, o candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) estaria derrotadinho da Silva Xavier. É o que revela pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada ontem. O petista Rogério Carvalho aparece na liderança com 57% dos votos válidos (desconsiderados brancos e nulos), contra 43% de Fábio Mitidieri (PSD). Considerando os votos totais, Rogério tem 46% e Fábio 35%. Brancos e nulos somam 13% e 6% não sabem ou não responderam. A pesquisa ouviu 1000 eleitores nos dias 17 e 18 deste mês. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SE-07904/2022. Aff Maria!

Reforço parlamentar

A campanha de Fábio Mitidieri reuniu, ontem, vereadores dos 75 municípios sergipanos para pedir o empenho de todos agora na reta final da disputa eleitoral. Segundo a organização do evento, os vereadores são muito importantes, pois estão mais próximos dos eleitores e conhecem a realidade de seus municípios. Satisfeito com a adesão dos parlamentares, Mitidieri prometeu que se eleito vai criar uma Secretaria de Articulação com os Municípios, dotada de diretoria só para atender aos vereadores. Presente à reunião, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), lembrou que foi vereador da capital por dois mandatos e conhece bem o trabalho e as dificuldades do legislador municipal. Ah, bom!

Pernas pro ar

O governo de Sergipe manteve o ponto-facultativo na sexta-feira (28) da semana que vem, data dedicada ao Servidor Público. No dia seguinte, o funcionalismo nada faz, no domingo (30) vai às urnas votar para presidente da República e governador. Na segunda-feira, imprensa o expediente, pois ninguém é de ferro. No dia 2, alusivo a Finados, estará livre dos afazeres na repartição para ir chorar seus mortos nos cemitérios. Na quarta-feira (3), ainda ressabiado do pleito e cansado de tantos feriados, o servidor voltará à realidade, batendo o ponto cedinho para garantir o salário raquítico no final do mês. E assim caminha a humanidade!

Fazendo escola

A PPP da iluminação pública de Aracaju está chamando a atenção de outras cidades brasileiras. Ontem, o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, apresentou a representantes da Prefeitura de Olinda (PE), o processo da Parceria Público-Privada, desde o seu início até a etapa atual de realização do serviço. “Somos uma referência para a Caixa Econômica Federal. Quando precisam mostrar um case de sucesso, falam e orientam que gestores de outros locais venham a Aracaju”, afirma Ferrari. Além da cidade pernambucana, a gestão da capital já compartilhou a experiência da PPO com as Prefeituras de Ponta Grossa (PR) e de Estância (SE). Supimpa!

Pastor do diabo

“O pastor falou que se o candidato Lula fosse eleito e fossem queimar as igrejas, ele ia mandar queimar primeiro quem votou nele”. Essa grave afirmação foi feita por um evangélico residente em Aracaju à BBC News Brasil. A matéria jornalística revela que os pastores abandonaram a Bíblia para falar de comunismo. O cristão Alisson Santos contou ter sido expulso, junto à esposa, da igreja evangélica que frequentava na capital sergipana desde 2019. O jovem aracajuano afirmou que as ameaças dos pastores são feitas “durante a Palavra”. Segundo Alisson, o tom violento adotado em alguns cultos contradiz o propósito dos templos religiosos. Home vôte!

Novos sergipanos

Em apenas uma sessão plenária, a Assembleia Legislativa aprovou a concessão de nove título de cidadania sergipana. De autoria dos deputados estaduais Luciano Pimentel (PP), Daniel Fortes (PSC) e Luciano Bispo (PSD), foram aprovadas Título de Cidadão para o grão mestre do Grande Oriente do Brasil, Múcio Benifácio Guimarães; pastor e cantor Armando José da Silva Filho; cantor e compositor Elias Ferreira da Silva; artistas da música Fernando Cratéus, Lito Nascimento e Doca Furtado; aos senhores Eduardo Soares Marques, José Costa e Carlos Eduardo Soares Marques. A data para entrega das honrarias ainda será marcada pela Mesa Diretoria do Legislativo. Então, tá!

Queixa de nanico

O jornalista Diógenes Brayner publica hoje, em sua prestigiada coluna Plenário, uma queixa do presidente estadual do Patriotas, Uezer Màrquez. Segundo o suplicante, até agora não foi procurado pelos candidatos a governador Fábio Mitidieri (PSD) e Rogério Carvalho (PT). “Não recebi pedido de apoio e estou na minha”, confessou o rejeitado. Certamente, os dois postulantes ao governo não enxergaram qualquer peso político no Patriotas, legenda que não conseguiu superar a cláusula de barreira, ficando privado de verbas públicas e de propaganda na TV. Além do Patriotas, viram nanicos agora em 2022 as legendas Novo, PTB, Pros, PSC e Solidariedade. Creindeuspai!

Pela democracia

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, e o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, César Britto, estão entre os juristas que assinaram a carta da Frente Ampla pela Democracia, a ser lida hoje, em um evento em Brasília. Um trecho do documento diz “nós, juristas, profissionais e estudantes do Direito, declaramos que, no dia 30 de outubro, vamos votar em Lula e Alckmin e para eles pedimos seu voto. A alternativa, representada pelo atual presidente, é o fim da Democracia e dos direitos políticos”. Segundo os organizadores do manifesto, mais de 7 mil assinaturas já foram colhidas em prol do movimento. Esta informação é do portal Metrópoles.

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal estanciano A Razão, em 26 de novembro de 1911.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *