Petroleiros entram em greve contra Plano de Negócios
3 de setembro de 2015
Roberto Carlos fará show no Batistão
3 de setembro de 2015
Exibir tudo

Chagas conhece Movimento Compre do Pequeno Negócio

Diretores do Sebrae presentearam o governador com uma camisa do Movimento

O governador de Sergipe em exercício, Belivaldo Chagas (PSB), recebeu do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Sergipe, Gilson Figueiredo e do superintendente, Emanoel Sobral, o convite para apoiar o ‘Movimento Compre do Pequeno Negócio’. A iniciativa do Sebrae Nacional, executada em Sergipe pelo Sebrae/SE, tem como objetivo estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. O Movimento busca conscientizar o consumidor de que a decisão de compra envolve uma escolha e que o ato de comprar dos pequenos negócios contribui para fortalecer os segmentos que mais geram empregos no país.

O dia 5 de outubro, data na qual foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa e em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, foi estabelecido como data oficial do Movimento Compre do Pequeno Negócio. Com o apelo de que ‘esse negócio também é seu’, o Movimento convida a sociedade a refletir sobre o papel dos pequenos negócios, destacando que eles representam mais de 95% do universo empresarial brasileiro, geram 52% dos empregos e respondem por 27% do PIB. É uma importante ação de apoio, também, em um momento de conjuntura econômica difícil para o mercado.

“Esse é um movimento importante que chega em boa hora. Em um momento de crise a gente tem que buscar criatividade. Estimulando o comércio da nossa região contribuímos para geração de recursos financeiros na nossa localidade,  por conta da movimentação de compra e venda local, o que permite que a economia fique aquecida. Quero parabenizar a iniciativa do Sebrae, neste momento tão importante para o estado de Sergipe e para o Brasil, em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa”, destacou o governador em exercício.

Para o superintendente do Sebrae/SE, Emanoel Sobral,  nesta época de crise o Sebrae lança esse movimento exatamente para sensibilizar a sociedade da importância de se comprar do pequeno negócio. “A importância de se comprar na farmácia, na padaria, no mercadinho do bairro é que, com isso, o dinheiro circula em seu próprio bairro. Em um momento de crise a gente tem que ter sempre iniciativas que visem resolver os pequenos negócios que é o motivo pelo qual o Sebrae existe. Mais de 50% dos empregos de carteira assinada no Brasil são gerados pelas micro e pequenas empresas, o que demonstra a importância dessa classe empresarial para nossa economia”.

O site www.compredopequeno.com.br destaca cinco razões para o consumidor eleger os pequenos negócios ao comprar produtos e serviços.

 Incentivo do Governo

O Governo do Estado também contribui com o pequeno negócio em Sergipe com políticas de incentivos que beneficiam este tipo de empresas, a exemplo da política de compras governamentais que prioriza a participação das MPE sergipanas nas compras públicas do Estado. “Essa é uma ação do governo, onde a própria Secretaria de Planejamento, através do sistema de compras eletrônico, o Comprasnet, e as secretarias como um todo têm estimulado essas compras diretamente no próprio estado, para que possibilitemos que o recurso fique girando dentro do próprio estado. É um recurso importante que serve também como exemplo, para que os municípios de forma geral possam também agir da melhor forma”, afirmou Belivaldo Chagas.

Em agosto de 2014 o governador Jackson Barreto anunciou um conjunto de ações importantes para o fortalecimento da economia local, de modo especial para as micro e pequenas empresas sergipanas, através do novo Sublimite do Simples Nacional em Sergipe; Incentivo à Instalação de Centros de Distribuição no estado, Benefício Fiscal para locadoras de veículos; Incentivo ao Comércio Atacadista; Isenção Tributária no acesso à Internet para o Programa Internet Popular e assinou o Decreto de Isenção de ICMS das compras governamentais.

Além disso, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) oferece apoio financeiro às micro, pequenas e médias empresas do estado.

Fonte e foto: Ascom do Governo de Sergipe

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *