Leia o resumo dos jornais desta quinta
15 de dezembro de 2016
Prefeitura de Aracaju tem contas bloqueadas
15 de dezembro de 2016
Exibir tudo

Golpe contra o povo

É muito grave a informação de que a Câmara Municipal estuda aprovar, na calada da noite, o reajuste da passagem dos ônibus de Aracaju. Pior foi a acusação feita pelo suplente Acácio Cardoso (PSDB). Segundo ele, as empresas estão oferecendo uma propina de R$ 50 mil aos vereadores que aprovarem o aumento. Isso é muito sério. Será um absurdo se, após tão grave denúncia, o ainda prefeito João Alves Filho (DEM) enviar para o Legislativo a proposta reajustando a cara tarifa dos ônibus. Ademais, em recente decisão o Tribunal de Contas de Sergipe concluiu que o último aumento de passagem foi bem acima dos índices da planilha de custo das concessionárias. Espera-se que o Movimento Não Pago e outras entidades de classe se mobilizem para impedir mais esse golpe contra os trabalhadores da Grande Aracaju, que já pagam caro demais para serem transportados em latas velhas, superlotadas e fedorentas.

Medalhado

E o ex-governador Albano Franco (PSDB) recebe nesta quinta-feira, no Mato Grosso do Sul, o Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial. Conferida pela Federação das Indústrias daquele estado, a homenagem visa reconhecer os relevantes serviços prestados por Albano quando era presidente da poderosa Confederação Nacional da Indústria, de 1980 a 1994.

Temer treme

Escondendo-se das ruas por medo das manifestações populares, o ainda presidente Michel Temer (PMDB) treme ao ouvir falar em delação premiada. Muitos de seus auxiliares nesta insana empreitada de entregar o país à iniciativa privada desfilam com destaque nas deduragens feitas pelos executivos da Odebrechet. Diante da hipótese de ser desencastelado do Planalto, Temer nunca esteve tão parecido com um garçom de filme de terror. Cruz credo!

Cara crachá

E o Conselho Federal de Medicina divulgou entre os conselhos regionais orientação para que médicos transgêneros possam usar o nome social em documentos internos, como crachás, folhas de ponto e contracheques em seus locais de trabalho. O parecer da entidade, porém, não inclui a alteração da carteira profissional, que vale como documento de identificação civil e precisa de autorização judicial para ser modificada. Advogados já contam com orientação semelhante desde julho último. Que bom!

Coisa miúda

E os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSC) ainda não engoliram a derrota eleitoral em Aracaju. Os dois seguem ruminando a surra, enquanto articulam maldades contra o governador Jackson Barreto (PMDB). Agora mesmo aprovaram no Senado um requerimento propondo ao Tribunal de Contas da União que fiscalize a aplicação dos recursos do Proinvest em Sergipe. A medida seria até elogiável se não fosse adotada única e exclusivamente para infernizar a vida do desafeto político. Ora, por que não fizeram isso antes?

Bola branca

E quem está sorrindo de orelha a orelha é o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PSC). Enquanto a maioria dos gestores se desespera para pagar dívidas, a prefeitura itabaianense foi homenageada com o Selo Unicef. Motivo: ter sido a mais bem avaliada pelos investimentos em obras, ações e políticas públicas em favor da criança e do adolescente. Valmir é um bom exemplo a ser seguido pelos futuros prefeitos.

Bem na fita

A futura Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I foi destaque na Revista Galileu desta semana. A publicação ressalta que o empreendimento diversificará a matriz energética do país, baseada em hidrelétricas e com risco de apagões por conta da seca. Com capacidade de gerar até 1.516 MW de energia, a usina pode atender 15% da demanda por energia no Nordeste, devendo entrar em operação no começo de 2020. Legal!

Pensa alto

O empresário e suplente de senador Ricardo Franco vem sendo paquerado por dirigentes partidários. Desde que demonstrou desejo de disputar o governo de Sergipe, ele já foi sondado por vários partidos, todos interessados em seu passe. O último foi o PPS de Clóvis Silveira, a quem Ricardo disse que só disputará as eleições em 2018 se for para o governo estadual. Para um quase neófito em política e que nunca foi testado nas urnas, o moço não é nada modesto. Aff Maria!

Fumaça alheia

Uma boa notícia: o número de fumantes passivos no trabalho caiu 34,4% em capitais entre 2011 a 2015. Segundo pesquisa divulgada agora pelo Ministério da Saúde, o número saiu de 12,2% de pessoas expostas à fumaça de cigarros no trabalho para 8% no ano passado. O percentual de fumantes passivos em casa caiu menos, uma redução de 22,8%, saindo de 11,8% em 2011 para 9,1% em 2015. Menos mal, né?

Contra os pobres

A Ordem dos Advogados do Brasil criou a Frente em Defesa da Previdência, como contraponto à proposta de emenda à Constituição 287, que trata da reforma da Previdência. Composta por advogados, economistas e atuários de diversos órgãos, a comissão vai redigir emendas para serem apresentadas a parlamentares. Na avaliação da OAB, a proposta como está hoje atinge especialmente a população mais pobre. Uma lástima!

Dia de festa

Hoje é dia de festa para o prefeito eleito Edvaldo Nogueira (PCdoB), a vice Eliane Aquino (PT) e os 24 futuros vereadores de Aracaju. Em solenidade marcada para o Teatro Atheneu, a Justiça Eleitoral diplomará os eleitos e seus respectivos suplentes. Prestigie!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *