Apagão deixa vários estados sem energia
15 de agosto de 2023
A esquecida batalha do Atlântico
15 de agosto de 2023
Exibir tudo

Galeria Álvaro Santos expõe obras de artistas sergipanos

A exposição permite que colecionadores e amantes das artes conheçam obras novas

A Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), gerida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), apresenta nova exposição intitulada “Série Colecionadores”. Aberta nessa segunda-feira (14), a mostra ficará em cartaz até o dia 6 de setembro, apresenta obras de amantes das artes; a primeira coleção é do acervo pessoal do historiador e pintor Paulo Mendonça.

As 24 telas expostas na GAAS são uma pequena parte do acervo de Paulo Mendonça, que conta com mais de 100 quadros de artistas locais e nacionais. O colecionador reservou obras de artistas sergipanos para serem admiradas pelo público, como de J. Inácio, Gracinda Cantelimo e Adauto Machado.

“São 50 anos que eu construo meu acervo pessoal, por ser um amante da arte. Além do acervo possuir obras de artistas de todo o Brasil, eu também possuo pinturas pessoas, que somam mais de 40 telas. Separei esses quadros de modo que Aracaju conhecesse os principais nomes da pintura local, que admirassem”, comenta Paulo Mendonça.

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a exposição é uma oportunidade tanto para os colecionadores quantos para os amantes das artes conhecerem obras novas.

“A Galeria de Artes Álvaro Santos é um templo privilegiado das artes plásticas e visuais de Sergipe, com uma vasta história nesse campo. A Série Colecionadores é uma importante iniciativa, pois empresta esse mesmo espaço para as coleções individuais, de várias pessoas que mantêm um acervo rico e indispensável, e que muitas vezes não é conhecido do grande público. É, portanto, uma excelente oportunidade para apresentar esses acervos ao público, difundir e fazer circular o melhor de nossa produção artística”.

Fonte e foto: Funcaju

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *