TCE sob fogo cruzado
26 de abril de 2022
Confiança do comércio volta a crescer
26 de abril de 2022
Exibir tudo

Franquismo

Por Afonso Nascimento *

O franquismo é um fenômeno político referente ao protagonismo na economia e na política da família chefiada pelo ex-governador Augusto Franco. Ele foi o líder e teve os seus filhos engajados nesse processo.

Albano Franco seguiu o pai e foi o mais rico e mais poderoso dos filhos. Ainda é um político e empresário com prestígio nacional. Antônio Carlos Franco foi empresário da mídia escrita e também deputado federal. Walter Franco também é empresário da mídia, no seu caso, televisiva.

Tem havido um declínio do franquismo político. No campo empresarial, observa-se uma expansão e diversificação dos negócios familiares. Netos de Augusto Franco entraram e saíram da política. Uma neta tem tentado, sem sucesso, entrar na política.

A pista para compreender o declínio político do franquismo deve ser buscada na impossibilidade de Albano Franco, o mais rico e mais poderoso de Augusto Franco, não conseguir fazer seus filhos sucessores políticos. Dizer isso não significa falar no fim do franquismo político, pois pode haver uma mudança na tendência atual (de declínio) no franquismo sergipano.

Assim é a história, com elites entrando e saindo da cena política. Nisso consiste a circulação das elites políticas.

* É professor de Teoria do Estado e de Sociologia do Direito da Universidade Federal de Sergipe

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *