Crise econômica ameaça o piso salarial dos professores
3 de janeiro de 2016
Candidato pode se filiar até seis meses antes da eleição
3 de janeiro de 2016
Exibir tudo

Franquias à margem da crise

As maiores variações ficaram com alimentação e bebidas

A rotina agitada com longos períodos fora de casa tem feito com os brasileiros continuem a se alimentar muito fora do lar, apesar dos efeitos da atual crise econômica. Mas mesmo com um dia a dia corrido, as pessoas não abrem mão de um alimento saudável. Esse comportamento do brasileiro é um dos fatores que têm feito das franquias de services food um excelente negócio.

Para se ter uma ideia, apesar do cenário de recessão econômica no país, que gerou efeitos negativos em vários setores, o segmento de franquias de alimentação registrou, no primeiro semestre deste ano um aumento no volume de negócios de 12%, na comparação com o mesmo período em 2014, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No ramo dos alimentos saudáveis ou naturais esse crescimento foi 5 pontos percentuais a mais, ou seja, de 17%. Essa tendência de crescimento já vem há algum tempo, para se ter ideia, em 2014, as franquias do ramo de services food atingiram um faturamento de R$ 25,6 bilhões, cerca de 20% da receita total do franchising brasileiro. Atualmente, existem cerca de 30 redes de franquias de alimentação saudável que atuam no país. Juntas, elas representam quase 10% de todas as marcas de franchising no Brasil.

Um exemplo desse ótimo momento dentro do universo das franquias de alimentação é a Fast Açaí. Segundo o sócio e diretor de marketing da empresa, Frederico Soares Junqueira, o crescimento do faturamento da franquia de alimentação saudável foi de 370%, só neste ano de 2015. Nesse mesmo período, o número de lojas da rede aumentou de 42 para 95, ou seja, um crescimento superior a 100%.

Para Frederico Junqueira, o crescimento das franquias de services food, mesmo em um ano de recessão, se deve ao fato de que o segmento da alimentação, segundo ele, sempre é o último a sofrer os efeitos negativos da crise.

Superando expectativas

Para o franqueado Arnaldo Bornagi, de 39 anos, o negócio está superando suas expectativas. “Eu tinha uma preocupação com o ponto de venda, mas tem me surpreendido. Tem cliente que sai do Aldeia do Vale para vir até aqui.”

Antes de investir em franquias, Arnaldo era funcionário de uma empresa de instalação e manutenção de tecnologia de trânsito, mas queria abrir seu próprio negócio, o que fez mesmo neste ano, considerado momento de crise. “Para quem trabalha duro não existe crise. A vontade de ser empreendedor nasceu há um ano, quando decidi que era a hora de tomar a frente dos negócios pois percebi que tinha disciplina para trabalhar por conta própria. E segui em busca de recursos para realizar este projeto”, conta.

Fonte: GSMD (Crédito/OGlobo)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *