Zagueiro do Confiança torce o tornozelo no treino
20 de agosto de 2015
Incra recebe escritura da Fazenda Nova Esperança
20 de agosto de 2015
Exibir tudo

Festival de Caranguejo começa dia 27

A partir do final deste mês, os apaixonados por caranguejo e pela culinária sergipana terão um bom motivo para visitar dezenas de restaurantes, bares e lanchonetes de Aracaju. De 27 de agosto a 7 de setembro acontece o primeiro Festival do Caranguejo de Aracaju. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) irá oferecer, através da parceria com o os bares e restaurantes da capital, um verdadeiro e saboroso roteiro gastronômico com pratos cuja matéria prima principal é o caranguejo.

“O principal objetivo do festival é criar uma marca de um festival gastronômico na cidade, como observamos em outras cidades. Isso pode se tornar uma data fixa nas comemorações da cidade e um exemplo. O caranguejo sempre foi o crustáceo muito consumido em Aracaju e essa culinária sempre atrai muitos turistas e amantes da comida e nesse sentido faremos uma boa repercussão de Aracaju”, explica Walker Carvalho, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

Programação

Com um investimento de R$ 120 mil, o festival contará com uma abertura para imprensa local e nacional no próximo dia, 27, às 19h no estacionamento da Passarela do Caranguejo. Até o dia 7 de setembro haverá uma programação diária de apresentações culturais, teatrais itinerantes; passeio ciclístico no dia 29 de agosto na Orla de Aracaju; promoções; um vasto material publicitário e premiação para o melhor prato pelo curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit).

Para o consultor especial da Semict, Fábio Andrade, esse evento é a cara da população aracajuana. “Nosso intuito é poder movimentar bares e restaurantes e criar aqui em Aracaju um festival gastronômico com a cara do povo aracajuano. Com esse festival nós vamos trazer o que temos melhor da nossa gastronomia. Muitos pratos foram elaborados, exclusivamente, para o festival e vamos ter uma programação vasta em todos os dias de festival como atrações culturais itinerantes, entre outras”, conta.

 

Apoio

O evento é uma realização da Prefeitura, juntamente com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Sebrae, com o apoio de vários órgãos locais. “Na verdade esse desejo é antigo, pois sempre tivemos a vontade de fazer um festival que tivesse o caranguejo como tema. Foi um festival criado pela Abrasel junto com a Semict para marcar esse período em Aracaju e criar mais um opção para o morador e turista na nossa cidade. Então tudo vem a somar e nesse período faremos um belo festival”, fala o presidente da Abrasel, Augusto Carvalho.

Salientar a importância do crustáceo para a gastronomia e para o curso é o que ressalta a coordenadora do Curso de Gastronomia da Unit, Kátia Souza. “Para a gente é um prazer participar, pois dentro do curso de gastronomia, a academia vem buscando mostrar a importância do caranguejo para Sergipe, pois é cultura. Além dessa importância a Unit fará a complementação do livro de receita e inserir os alunos nesse circuito na importância da cultura e na culinária. Tivemos a ideia para criar uma premiação para o melhor prato, mas todos vão receber um certificado de participação”, diz.

O dono do restaurante Seo Inácio Bistrô, Bruno Dorea, acredita que o festival vai movimentar todos os cidadãos. “É muito bom participar desse festival, pois mesmo o Seo Inácio estando fora do roteiro turístico de Aracaju, é bom que ele abre um novo viés de onde a pessoa possa ir e se tornar um ponto turístico, por ser ali um conjunto de restaurantes bacanas. Vale a pena ressaltar a excelente iniciativa da Prefeitura, pois mexe com toda cidade – desde o cidadão, o empresário até o turista. É um ótimo pontapé inicial e espero que permaneça por muitos anos”, finaliza.

(Crédito/tanabocadopovo1000.blogspor.com)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *