Show de boatos
13 de janeiro de 2020
Gal Costa vai lançar em Aracaju ‘A Pele do Futuro’
13 de janeiro de 2020
Exibir tudo

Festa das Caretas de Ribeirópolis já está com inscrições abertas

Todos os anos, a população vai para as ruas da cidade usando as divertidas caretas

Já estão abertas as inscrições para a tradicional Festa das Caretas de Ribeirópolis. Os interessados em participar da folia devem se inscrever, até o dia 10 de fevereiro, na Secretaria de Esporte daquele município sergipano. A festa acontece sempre uma semana antes do Carnaval e mobiliza a população da cidade e grande número de turistas.

Nesta brincadeira, homens, mulheres, idosos e crianças saem pelas ruas da cidade, logo ao raiar do dia, usando máscaras – as caretas. Uma banda de pífano costuma acompanhar o cortejo, fazendo a alegria dos foliões. Muitos levam tintas para pintar os participantes, deixando a festa ainda mais colorida.

Patrimônio cultural

A Festa das Caretas ganhou um diferencial em 2015. Naquele ano, o festejo se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, após a sanção da Lei número 8.067/2015, de iniciativa do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), filho do atual prefeito de Ribeirópolis, Antônio Passos (DEM).

A ideia foi de reconhecer a importância da festa, criada no início do século passado pelo fazendeiro e comerciante José Robostiano de Menezes. “É um folguedo que há muito está enraizado nas tradições, não somente de Ribeirópolis, mas do estado como um todo. Certamente, a Festa dos Caretas é um dos grandes patrimônios de Sergipe, pois são mais de 50 anos de tradição”, afirma o parlamentar.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *