Agora, remédios só podem ser reajustados uma vez ao ano
1 de junho de 2017
Previstas chuvas fortes para Sergipe
1 de junho de 2017
Exibir tudo

Feira busca estimular consumo de orgânicos

Dados do Ministério revelam que o setor de orgânicos atravessa um de seus melhores momentos

Os brasileiros têm se destacado nos últimos anos pelo aumento no consumo de alimentos orgânicos, aqueles cultivados sem o uso de agrotóxicos. Um levantamento feito pela consultoria Orgânics Brasil mostrou que esse mercado tem crescido em média 20% ao ano, ultrapassando em 2016 a marca de R$ 3 bilhões.

E é pensando em melhorar ainda mais esses números e estimular a população a consumir produtos mais saudáveis que em todo o país está sendo realizada a Semana do Alimento Orgânico. Em Aracaju as atividades acontecem neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de junho.

No dia 3 será promovida, das 8 ás 12h, no Parque da Sementeira, a Feira de Produtos Orgânicos. No espaço os consumidores poderão ter acesso a frutas e verduras cultivadas por pequenos produtores rurais de diversos municípios sergipanos, além de receber informações sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.

Já no domingo as atividades prosseguem no Mercado do Augusto Franco com uma apresentação teatral dos alunos do curso de Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e entrega de material informativo.

“A ideia é mostrar aos cidadãos que os orgânicos possuem maior durabilidade, são totalmente livres de agrotóxicos, hormônios e produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos quando comparados aos outros tipos de alimentos. Queremos também demonstrar que a produção de orgânicos é sustentável e importante para a natureza”, explica a analista do Sebrae e coordenadora do evento, Luciana Oliveira.

A Semana é realizada de forma simultânea em 21 estados e no Distrito Federal. A iniciativa é organizada pela Coordenação de Agroecologia do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura e Pecuária. Em Sergipe o evento é coordenado pelo Sebrae e conta com o apoio do Ministério, da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Instituto Federal de Sergipe (IFS).

A agricultura orgânica

Pela legislação brasileira, produtos orgânicossão aqueles obtidos em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Para serem comercializados eles precisam ser certificados por órgãos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que integram organizações de controle social cadastradas no órgão e que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores.

Dados do Ministério revelam que o setor de orgânicos atravessa um de seus melhores momentos. Em 2016 a área destinada a esse tipo de produtos ultrapassou os 750 mil hectares. Nos últimos três anos o número de unidades de produção mais que dobrou, atingindo a impressionante marca de 15 mil unidades de produção agrícola.

Além de atender a demanda crescente do mercado interno, ganhando presença em feiras livres e supermercados, os orgânicos brasileiros também passaram a conquistar o mercado internacional, com a exportação de açúcar, café, sucos de frutas e bebidas energéticas.

Fonte e foto: Ascom/Sebrae

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *