PF prende o outro dono da JBS
13 de setembro de 2017
Polícia flagra rinha de galo na periferia de Aracaju
13 de setembro de 2017
Exibir tudo

Fábio Sampaio expõe na Biblioteca Epifânio Dória

A instalação que foi inspirada na música Braimstorming, da banda Arctic Monkays

Conceitual e provocante, a nova exposição do artista visual Fábio Sampaio, ultrapassou as fronteiras do Hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória. Lançada na noite desta terça-feira, 12 de setembro, a mostra “l BRAIMSTORMING l (ISONOMIA) > OPUS 4.5 – 平等”, se espalhou pelos vários níveis do prédio e culminou em uma explosão sonora composta por uma mixagem do Dj Budah, com Arctic Monkay, Beethoven e a sanfona de Lucas Campelo.

“O meu maior intuito é alcançar o público da Biblioteca, os usuários mesmo. Não é um projeto de exposição com quadros, é uma instalação que foi inspirada na música Braimstorming, da banda Arctic Monkays. Na época do edital fiquei pensando na força da música e da arquitetura a Biblioteca, que tem partes altas e baixas, e imaginei as pessoas se projetando, perdendo um corpo físico, por isso uso os pares de sapatos”, explicou o artista.

O também artista visual, Crec Leão, elogiou a exposição do colega. “Acho que está na hora do público de Aracaju começar a conhecer e se acostumar com a arte não convencional. Claro que isso não invalida a produção mais tradicional de pintura, eu mesmo sou mais da pintora, mas estas instalações vêm para habituar o público e os transeuntes a conhecer coisas novas. Porque a arte não se resume a um quadro na parede”, argumentou.

Para a diretora da Biblioteca, Juciene Maria de Jesus, a proposta do edital e das exposições, é dar ainda mais dinâmica as atividades do espaço. “Entendemos que a Biblioteca não é só um lugar de leitura, mas de cultura como um todo, um lugar vivo. Nós ficamos muitos satisfeitos com a criação do edital, e em estar recebendo a exposição deste grande artista que é Fábio Sampaio”, afirmou.

Esta é a segunda mostra do Espaço Cultural Leonardo Alencar, selecionada pelo Edital de Ocupação do Hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória de 2017, que é uma realização do Governo do Estado, através da Secretária de Estado da Cultura (Secult). A mostra é composta por elementos urbanos, vestimentas e objetos já em uso, coletados ou trocadas com outras pessoas.

O título da exposição é uma composição conceitual que traz a expressão inglesa “Braimstorming”, traduzida como “tempestade de ideias”;  a palavra “Isonomia”, que significa estado dos que são governados pela mesma lei; “Opus 4.5”, que na música indica a sequencia das publicações de um compositor, e 平等, traduzido como igualdade de tratamento das pessoas, independentemente das diferenças sociais ou culturais.

A exposição segue aberta ao público até o dia 26 de outubro. Grupos e escolas interessadas em agendar visitas podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179-1907. A Biblioteca Pública Epifânio Dória está localizada na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, Bairro 13 de Julho, Aracaju.

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *