Mega-Sena pode pagar R$ 45 milhões neste sábado
1 de outubro de 2015
Jackson nega ter tentado tomar o PP e Venâncio
1 de outubro de 2015
Exibir tudo

Estância esbanja riquezas naturais

O que não falta em Sergipe é praia apropriada para o banho

O mexicano Pedro Homem da Costa, foi o verdadeiro fundador da cidade de Estância, chamada de “Cidade Jardim”, por Sua Majestade Dom Pedro II, Imperador do Brasil, quando visitou o nosso Estado.

Localizada em um planalto elevado, cortado por dois rios importantes – o Piauí e o Piauitinga, além de outros menores como o Fundo e o Maculanduba, o Biriba, o Cassunguê e o Rosentina, e receber a brisa suave do Oceano Atlântico, o município tem um clima excelente e as suas praias, algumas delas ainda intocadas, são motivos de visita constante de turistas de todo o Nordeste e do Sul do país, destacando-se o Abaís e o Saco, locais agradáveis de veraneio e pesca abundante.

Um mosaico de ecossistemas compõe um conjunto de paisagens exuberantes em sua diversidade que encantam os turistas e artistas célebres, como Jorge Amado, desbravador apaixonado dos veraneios de outrora.

Rios e muito verde

A região é entrecortada por rios, dos quais se destacam o Real, Piauí, Piauitinga e Fundo, margeados por significativa formação de Mata Atlântica, e revelam, ao final de seus cursos, um rico estuário cercado pelas mais variadas formas de manguezais.

As famosas Praias do Saco e do Abaís fazem, em seu estuário, bancos de areia como a Ilha da Sogra, Ilha do Sossego e Ilhas Malvinas. Estes oferecem lagoas naturais de agradáveis águas cálidas e não é incomum, nestes locais, avistar golfinhos alimentando-se de tainhas e um ou outro filhote de tartaruga marinha rumo ao mar, em sua luta pela sobrevivência.

Os manguezais, ecossistema de grande importância no equilíbrio ecológico, merecem destaque especial, pois são um dos maiores do mundo em extensão e os mais ricos em plâncton, sendo um berçário favorável ao desenvolvimento de muitas espécies de animais e plantas. O seu potencial, utilizado de maneira racional, é fonte de várias atividades econômicas, como a pesca artesanal do caranguejo e do camarão, o que dá suporte à gastronomia local.

A Pedra da mesa, Pedra da Lagoa, Pedra de Estância, Pedra de São Gonçalo e Trapiche das Tartarugas oferecem ainda a opção de mergulho em suas águas límpidas onde encontramos uma variedade de tartarugas marinhas e peixes como mero gigante, bagre, robalo, carapeba, paru pampo, xareú, etc.

O ambiente possui uma biodiversidade invejável, e, assim, cria condições para a reprodução e crescimento de milhares de espécies animais e vegetais, com destaque para as tartarugas marinhas, inúmeras aves, crustáceos e peixes em geral.

Visitar as belezas naturais que abraçam estância é conviver com o povo simples e hospitaleiro, cada vez mais envolvidos nas aventuras do ecoturismo e na harmoniosa preservação das raras formações naturais.

Fonte: Uol (Cédito Estânciaonline)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *