Vereador de Aracaju perde o mandato
28 de fevereiro de 2024
Receita paga hoje restituições de lote residual do IR
29 de fevereiro de 2024
Exibir tudo

Empregados querem a volta da produção nas Fafen’s

O polêmico contrato visa o fornecimento de gás às Fafens de Sergipe e da Bahia

Os trabalhadores da Unigel, petroquímica que desde 2019 é responsável pelas fábricas de fertilizantes de Laranjeiras e Camaçari, realizaram uma manifestação em Salvador para fedender a manutenção dos empregos e o retorno das produção nas duas unidades. O Sindiquímica aponta que a indecisão em relação à Unigel gera um desgaste psicológico e emocional, não apenas para os trabalhadores, mas também para toda a cadeia produtiva que acaba sendo afetada.

Os empregados estão entre os principais prejudicados com a paralisação das atividades desde que a empresa anunciou dificuldades operacionais, em 2023. Apesar de em dezembro de 2023 a Petrobras ter anunciado um contrato com a Unigel para garantir a continuidade do funcionamento da fábrica, no último dia 20 a Unigel fez um pedido de recuperação extrajudicial com apoio de seus credores.

A empresa afirma ter acumulado prejuízos de R$ 1,05 bilhão, devido à conjuntura global de queda da rentabilidade do setor petroquímico, com o aumento dos custos de produção e da cadeia de suprimentos, especialmente o gás natural, além da concorrência de produtores químicos mundiais, como a China e os Estados Unidos.

De acordo com o Sindiquímica, a situação ficou ainda mais insegura em novembro de 2023, quando a Unigel colocou centenas de funcionários em aviso prévio, alegando que o custo do gás fornecido pela Petrobrás tornava o preço final do produto (fertilizantes) impraticável junto aos preços do mercado internacional, não justificando a operação das duas plantas planta.

O acordo assinado em 29 de dezembro de 2023 previa a produção de fertilizantes por encomenda (Acordo de Tolling), o que fez a Unigel voltar atrás nas demissões. Segundo o Sindiquímica, no entanto, o acordo ainda não foi operacionalizado pela estatal.

Fonte: Site BdF

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *