Primeira parcela do 13º salário será paga até dia 30 deste mês
17 de novembro de 2023
Juízes federais querem correção de benefício extinto
17 de novembro de 2023
Exibir tudo

Em Sergipe, vidas de criancinhas não importam

Por Adiberto de Souza *

Recém-nascidos estão morrendo na Maternidade Estadual Nossa Senhora de Lourdes principalmente por falta de médicos. Essa grave denúncia é do Sindicato dos Médicos. Aliás, essa entidade classista já havia alertado sobre o crescimento da taxa de mortalidade infantil no estado. Para se ter uma ideia de quanto é séria a situação, para cada mil nascidos vivos em Sergipe, 18,3 morrem antes de completar um ano, taxa bem superior à nacional (13,3) e a do Nordeste (15,2%). Revoltado com o desleixo do governo para problema tão sério, o presidente do Sindimed, Helton Monteiro, considerou um absurdo que, em plenos século 21, “tenhamos crianças morrendo por falta de assistência no Sistema Único de Saúde, mulheres que sequer têm a oportunidade de fazer um pré-natal, maternidades que não têm condições adequadas para assistir a população”. Enquanto isso, o governo se satisfaz promovendo mutirões, que oferecem à população carente medição de pressão arterial e da glicemia, além de apressadas palestras sobre saúde. Como bem já denunciou o médico Helton Monteiro, saúde pública não se faz com oba-oba de um dia, verdadeiras operações esparadrapo. Crendeuspai!

Grana garantida

A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o pagamento de aposentadorias e pensões a ex-governadores ou seus dependentes. No entendimento dos ministros, o benefício será mantido desde que tenha sido concedido antes de a Corte ter considerado essa prática inconstitucional. Segundo o ministro Gilmar Mendes, as aposentadorias devem ser preservadas “em virtude da garantia constitucional da segurança jurídica”. Em Sergipe, esta decisão do STF deve beneficiar os ex-governadores Antônio Carlos Valadares (PSB), Albano Franco (PSDB) e Jackson Barreto (MDNB), pois a inconstitucionalidade do benefício foi aprovada em dezembro de 2019. Então, tá!

Novo desembargador

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), deve anunciar nas próximas horas o nome do novo desembargador. O escolhido substituirá o magistrado Edson Ulisses, aposentado ao completar 75 anos de idade. Ontem, o pessedista recebeu a visita do chefe do Ministério Público Estadual, Manoel Cabral Machado Neto, e dos três integrantes da lista tríplice eleita pelo Tribunal de Justiça. Disputam a vaga no Pleno do TJ, os promotores Etélio de Carvalho Prado Junior, Flaviano Almeida Santos e Alexandre Albagli Oliveira. Aguardemos, portanto!

Troca de postos

A presidente do Sindicato dos Bancários, Ivânia Pereira (PCdoB), se licencia do cargo, nesta sexta-feira, para assumir uma assessoria na Secretaria-Geral da Presidência da República, a convite do ministro Márcio Macêdo (PT). A distinta será substituída no comando da entidade pelo sindicalista Adilson Azevedo. A troca de postos está agendada para às 20 horas, na sede do Sindicato e será prestigiada por Macêdo. Antes de Ivânia, o ministro levou à Brasília para assessorá-lo o presidente estadual do PSB, Valadares Filho. Ah, bom!

Notícia velha

O governo de Sergipe promove, hoje, mais um mutirão no interior do estado. O oba, oba oficial acontece em Tobias Barreto. Repaginado com o nome de “Sergipe é Aqui”, o evento oferece à população carente ações simples, como medição de pressão arterial e da glicemia, consultas médicas, palestras diversas, jogos de futebol para a meninada, manicure e pedicure para as mulheres, corte de cabelo para os homens, etcétera e tal. A operação esparadrapo também permite que os políticos governistas visitem os donos dos currais eleitorais, enquanto assistem, à sombra, os miseráveis disputando serviços que deveriam ser oferecidos pelo estado sem estardalhaço e de forma rotineira. Só Jesus na causa!

Agora vai!

O governo de Sergipe mandou, ontem, uma robusta caravana à Irlanda. Os viajantes permanecerão naquele país até o próximo dia 25. A alegre comitiva é composta por Jorge Menezes Teles, secretário do Trabalho e Emprego, Daniele Garcia, secretária de Políticas para as Mulheres, Rafael Melo Tavares, auxiliar de Jorge Teles, Milton Andrade, presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento, e Jacqueline Barbosa Caldeiras, superintendente da Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília. Também embarcaram algumas rendeiras, que levaram na bagagem bonequinhos em renda do Leprechaun, duende e um dos principais símbolos daquele país. Pela animação da comitiva, logo, jogo Sergipe será o maior exportador de renda irlandesa do Brasil. Marminino!

Natureza em perigo

Bem que o recém instalado Conselho do Meio Ambiente de Sergipe poderia cobrar do governo Mitidieri mais atenção para com as Unidades Estaduais de Conservação, a exemplo do Monumento Natural Grota do Angico, localizado no semiárido sergipano. Segundo ambientalistas, pelo fato de praticamente estarem sem gestão desde o início deste ano, estes importantes espaços de proteção da flora e da fauna vêm sendo “visitados” por caçadores e lenhadores, interessados nos animais silvestres e na madeira. Cruz, credo!

Projeto ameaçado

O senador Laércio Oliveira (PP) está seriamente preocupado com a possibilidade de a Petrobras empurrar com a barriga o início da implantação do Projeto Sergipe Águas Profundas. Com previsão para entrar em operação em 2026, esse projeto tem capacidade para colocar no mercado 18 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. Após notícias – todas desmentidas pela petrolífera – que o “Sergipe Águas Profundas” pode ser postergado para 2032, Laércio disse que “o que se percebe desses movimentos é o interesse da Petrobras em limitar a oferta de gás nacional, buscando manter a necessidade de volumes de GNL importado para usá-lo como referência do preço praticado no Brasil”. Misericórdia!

Bem na fita

A Universidade Federal de Sergipe foi listada entre as 30 melhores universidades do país pelo Ranking Universitário da Folha 2023. O levantamento, realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, considera 204 universidades brasileiras, entre públicas e privadas. No geral, a UFS obteve a nota 80,24 e se configura como a 21ª melhor entre as federais e 28ª considerando todas as públicas analisadas. A nossa universidade também se destaca como a 5ª melhor do Nordeste. Supimpa!

Atrás de parcerias

Aracaju vai sediar, na próxima segunda-feira, a “Rodada de Negócios – VLI Day”. Este evento visa mapear fornecedores para o Terminal Marítimo Inácio Barbosa, devendo reunir cerca de 70 empresários. Responsável pela administração do porto sergipano, a empresa VLI busca parcerias das áreas de saúde, segurança do trabalho, materiais elétricos e de construção, EPIs e uniformes, sinalização náutica e meio ambiente. Bem que a empresa poderia aproveitar a rodada de negócios para explicar porque o nosso terminal portuário é tido pelos armadores como o mais caro do Brasil. Home vôte!

Viva o livro

Aconteceu ontem, o lançamento da 6ª Bienal do Livro de Itabaiana, agendada para os dias 15, 16 e 17 de dezembro próximo. Coordenado pela Academia Itabaianense de Letras, em parceria com o Sesc e o Shopping Peixoto, o evento tem total apoio da Prefeitura local. Verdadeiro festival de literatura, arte e cultura, a Bienal vai mostrar a pujança cultural existente naquele município, além de ressaltar a riqueza literária da produção sergipana. Prestigie!

Recorte de jornal

 

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 20 de agosto de 1908.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *