Prefeitura de Aracaju paga a folha salarial na quinta-feira
27 de março de 2023
Ao celebrar 46 anos, Boticário convida a refletir sobre reciclagem
28 de março de 2023
Exibir tudo

Em Sergipe, 34 municípios não têm onde botar o lixo

Somente em Aracaju são recolhidas 650 toneladas de lixo todos os dias

Em atendimento a uma decisão judicial, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) interditou o aterro sanitário pertencente à Estre Ambiental e localizado em Rosário do Catete, deixando 34 municípios sergipanos sem ter onde colocar o lixo domiciliar. Para determinar a interdição do local, o desembargador Ricardo Múcio se fundamentou em um parecer técnico da Adema, que aponta irregularidades na execução da atividade, ocasionando diversos riscos à saúde da população.

Com a interdição do aterro sanitário, cerca de 1,4 mil toneladas de lixo recolhidos por dia em mais de três dezenas de municípios estão sem destinação. Somente em Aracaju são recolhidas diariamente 650 toneladas de lixo. Tão logo foi informada sobre a decisão judicial, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) divulgou nota informando que ainda não recebeu da Adema, orientações quanto à destinação adequada dos resíduos recolhidos em Aracaju.

Nota da Estre

“Sem qualquer diálogo e sem conceder o direito de acesso ao processo para apresentação das devidas explicações, o órgão recorreu à Justiça para cassar a liminar que garantia a operação e a destinação ambientalmente adequada de cerca de 1.400 toneladas de resíduos sólidos por dia, na prestação de serviço à população de 34 municípios sergipanos.

Cabe ressaltar que a empresa adota os mais rigorosos padrões de controle e conduta na preocupação com a preservação do meio ambiente e destinando corretamente os resíduos de mais de 40 milhões de brasileiros por dia, em seus 14 ativos espalhados em 9 estados. A paralisação no recebimento desses resíduos na CTR Rosário do Catete irá gerar uma situação de calamidade, afetando inclusive a saúde pública, já que o aterro é o único com capacidade técnica e licenciado para tal atividade. A empresa vem prestando um serviço de qualidade há mais de 10 anos e está tomando as medidas legais cabíveis, reiterando o compromisso com a segurança da sua operação.

Posição da Emsurb

“Sobre a cassação de licença ambiental do aterro sanitário da empresa Rosário do Catete Ambiental Sociedade Anônima, do grupo Orizon, em Rosário do Catete, feita pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, em atendimento a solicitação da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) afirma estar ciente da decisão que suspende a destinação de resíduos sólidos para a respectiva área e esclarece que ainda não recebeu da Adema orientações quanto à destinação adequada das 650 toneladas de resíduos recolhidos, diariamente, na capital, de rejeitos provenientes da limpeza urbana.

Diante do fato, a empresa municipal comunica à população aracajuana que está tomando as providências cabíveis para uma solução rápida do problema e solicitará à Rosário do Catete Ambiental Sociedade Anônima esclarecimento detalhado da situação.

No tocante à oferta do serviço de coleta domiciliar, a Emsurb pontua ainda que, ao longo desta segunda-feira, 27, continua trabalhando firmemente para assegurar a devida prestação da atividade, em todos os 48 bairros da capital, com a utilização de uma frota reserva e adoção de um sistema de revezamento de coletores”.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *