Três times de Sergipe vão participar da Copa São Paulo
11 de dezembro de 2022
Cambucá já chegou nas feiras de Aracaju
11 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Em Aracaju o sorvete chegou primeiro nos hotéis

A Sorveteria Iara foi fundada no final de 1944, bem no centro de Aracaju

Por Osvaldo Ferreira Neto *

Os primeiros espaços que primeiro receberam os sorvetes na terra das mangabas, foram as residências, os engenhos e os casarões da elite sergipana do início do século XX. Só em 1915 os sorvetes chegam aos hotéis de Aracaju como uma sobremesa fina e cara, devido a refrigeração que, na época, era uma tecnologia onerosa.

Sorveteria Confiança, à direita da esquina das ruas São Cristóvão e João Pessoa (Clique na foto para ampliar)

m 1921, foi fundada a primeira sorveteria de Aracaju, batizada de Confiança e que ficava na esquina das ruas São Cristóvão e João Pessoa. Foi inaugurada com três sabores: creme, morango e chocolate. Em 1923, o micro empresário espanhol Vicente Salvador Ortega estacionava diariamente na esquina da Igreja de São Salvador, ao lado do cartaz do Cinema Rio Branco, um pequeno carro de madeira, coberto e dotado de uma sorveteria manual, extraindo os melhores sabores de frutas.

Em 1932, Sizenando Vieira Leite, proprietário do Ponto Chic, estabelecimento localizado na rua João Pessoa, começou a fabricar picolés deliciosos que fizeram tanto sucesso que ganharam espaços nos jornais de Salvador (BA) como o “ Foia do Roceiro”. Os picolés de Sizenando foram fabricados até 1942, quando o racionamento de alimentos prejudicou a sua produção.

A Iara era sorveteria pelo dia e boate à noite (Clique na foto para ampliar)

No ano 1936, foi fundada a Sorveteria Primavera, de propriedade do simpático casal Acioli e dona Glorinha. Era a mais elegante e luxuosa de Aracaju. As pessoas entravam na Primavera para se deliciar com o Dust Miller, o Sunday e o famoso sorvete de ameixa. A Sorveteria Primavera serviu suas delícias até 1963, quando foi incorporada à nova Sorveteria Iara, criada no final de 1944 para ser sorveteria pelo dia, no espaço térreo, e boate à noite, no primeiro piso. A famosa Iara entrou em decadência no final dos anos 60, tendo fechado as portas em 1979.

A Sorveteria Cinelândia era famosa por usar as frutas naturais de Sergipe (Clique na foto para ampliar)

A Cinelândia foi fundada nos anos 1956, na rua Itabaianinha, nº 29, vizinho ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS). Renovando a técnica de fazer sorvete, a Cinelândia aproveitou todas as frutas comuns em Sergipe, como a nossa amada mangaba, sempre usando um percentual menor das essências. No início dos anos 1980, a Cinelândia abriu um quiosque na Praia de Atalaia.

Além de ser o endereço na orla para se saborear um ótimo sorvete, o local se tornou point da juventude, dos surfistas, do bom papo sobre a política e da turma alternativa. A extensão da orla onde ficava o quiosque da sorveteria ganhou o nome de Praia da Cinelândia. A sorveteria fechou o quiosque em 1994, sendo que a loja matriz encerrou as atividades no final dos anos 1990, após a morte do fundador, seu Araújo.

Nos dias de hoje

A partir dos anos 80, os sorvetes e picolés saíram da área central de Aracaju para ocupar espaços os bairros. Outras sorveterias surgiram como as Rivage, Moniery, Vi Sabor, Bambino, Friberg, Frut. Sabor, Tchê Sorvetes, Sorveteria Castelo Branco e a D+Um. Portanto, podemos observar que sorvete, além de ser uma delícia, foi um grande produto de divulgação do estado de Sergipe e um point nos domingos à tarde.

* É editor do Portal Expressão Sergipana

Texto publicado originalmente no Portal Expressão Sergipana

Fotos: blog Aracajusaudade

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *