Brigada de Incêndio do Senac Sergipe é treinada
13 de julho de 2023
CNI diz que economia deve crescer 2,1%
13 de julho de 2023
Exibir tudo

Em Aracaju campanha incentiva adotar cães e gatos

Cada tutor pode abrigar até 10 animais abandonados pelo período de um ano

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Comunicação Social, iniciou, nesta quinta-feira (13), a campanha “Abrigo Temporário”, uma iniciativa para incentivar a população aracajuana a adotar temporariamente cães e gatos que vivem em situação de vulnerabilidade. Através do Programa Aju Animal, a campanha coordenada pela Secretaria da Comunicação Social aborda a questão da proteção e do cuidado animal e serve como lembrete de que todos podem desempenhar um papel ativo fundamental para tornar a cidade um lugar mais amigável entre humanos e animais.

Segundo o secretário da Comunicação Social de Aracaju, Carlos Cauê, a pretensão é de que com a campanha, a Prefeitura consiga convidar e estimular as pessoas para que deem abrigo, mesmo que temporariamente, a animais em situação de vulnerabilidade, com vistas a estimular, inclusive, a adoção desse animal, uma campanha considerada por ele como um ato de solidariedade e fraternidade com a causa animal.

Segundo Carlos Cauê, que se dispuser a abriga um animal receberá uma ajuda de custo

“A Prefeitura concede uma ajuda de custo à pessoa que se dispuser a abrigar temporariamente um animal em situação de vulnerabilidade e disponibiliza sua rede de saúde veterinária para que esse animal receba os cuidados necessários. É uma campanha que chama para o sentimento humano em relação aos animais e a esse amor que as pessoas têm por eles. Buscamos despertar isso nos aracajuanos e em todas aquelas pessoas que já são vocacionadas para isso, para estimular também esse tipo de participação”, explica o secretário.

Corrente de apoio

A ideia, destaca ele, é formar uma grande corrente de apoio para que todos tenham consciência “de que podem ser o que a gente tem chamado de ‘herói de um animal’, ou seja, que é capaz de tirar um animal da rua, de uma situação de vulnerabilidade e abrigá-lo por algum tempo e, quem sabe, depois encontrar algum amigo que possa adotá-lo ou que ela mesma possa adotar esse animal, com o apoio da Prefeitura”, detalha. “É uma campanha de solidariedade, de fraternidade, para que a gente possa minimizar a situação desses animais que estão em situação de risco e vulnerabilidade nas ruas”, completa.

De acordo com o secretário adjunto da Comunicação Social de Aracaju, Rafael Galvão, a campanha, que será veiculada nos perfis da Prefeitura de Aracaju e em mídias sociais, reforça a preocupação municipal com os impactos positivos decorrentes da adoção temporária. “Além de garantir os custos com os cuidados com os animais, facilitando o abrigamento, estamos orientando a população no sentido de abrigar com responsabilidade”.

Como participar

Rafael Galvão diz que a campanha, que será veiculada nos perfis da Prefeitura e em mídias sociais

Com fomento do Aju Animal, cada tutor pode abrigar até 10 animais abandonados pelo período de um ano. Pelo gesto de amor ao oferecer abrigo, os tutores serão recompensados com um auxílio mensal no valor de R$ 60 para cada animal acolhido. Esse recurso servirá para ajudar em despesas como alimentação, entre outros cuidados.

Os interessados em se inscrever para o programa devem acessar a plataforma AjuInteligente, da Prefeitura de Aracaju, ir à seção “Meio Ambiente”, e depois à “Aju Animal”. Em seguida, deve clicar em “Cadastro Tutores Para Abrigo Temporário” e preencher o formulário com os dados solicitados e documentação necessária.

Após enviar o formulário, uma equipe do Programa Aju Animal visitará a casa da pessoa cadastrada para garantir que o local é adequado para o abrigo temporário de algum animal. Se for aprovado, o cidadão se tornará tutor temporário qualificado, e receberá o animal (cão ou gato) já devidamente castrado, vacinado e com todos os cuidados de saúde em dia. Além disso, a Prefeitura de Aracaju continuará responsável por quaisquer atendimentos médicos futuros que os animais possam precisar.

Fonte e foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *