TRE mantém nos cargo o prefeito e o vice de Propriá
15 de maio de 2023
Para diminuir custos, UFS reduz horário de funcionamento
15 de maio de 2023
Exibir tudo

Edvaldo discute recursos para o transporte público

Edvaldo Nogueira (2º à esquerda) disse que a reunião representou grande avanço

Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), se reuniu, nesta segunda-feira (15), em Brasília, com o ministro das Cidades, Jader Filho. Na audiência, da qual também participaram outros prefeitos de capitais, eles debateram sobre o transporte público e as medidas urgentes que precisam ser adotadas para socorrer o sistema, que enfrenta grave crise. Ficou definida a instituição de um grupo de trabalho, formado por gestores indicados pela FNP e técnicos da pasta ministerial, para avançar em uma nova proposta única para o financiamento do transporte coletivo.

“Foi uma reunião muito positiva e que representou grande avanço, pois o ministério se dispôs a debater a construção de uma proposta consensual, para o socorro ao transporte coletivo. Esta é uma pauta de grande urgência, sobre a qual temos nos debruçado diariamente, e que tem sido uma prioridade para a FNP, pois entendemos que, somente com a união dos entes federativos, será possível enfrentar essa grave crise do sistema de transporte público coletivo”, destacou Edvaldo.

Pagamento de subsídio

Na reunião, os prefeitos reforçaram o pleito para pagamento de subsídio, pelo governo federal, em 2023 e 2024. Os gestores debateram com o representante do governo federal e com os técnicos do Ministério das Cidades como seria aplicado o subsídio, com regras criteriosas e um estudo sobre o sistema.

Ao final, um grupo de trabalho, composto por prefeitos que integram a Frente Nacional e técnicos da pasta, foi formado para aprofundamento do tema e a definição de uma pauta única sobre o subsídio. Foram indicados pela entidade municipalista os prefeitos de Salvador, Bruno Reis, de Porto Alegre, Sebastião Melo, além do presidente do Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana e superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, e do secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre.

“É importante entendermos o tamanho do problema, com clareza, para que o ministério possa trabalhar esta pauta. Precisamos fechar uma ideia e trabalhar por ela, para unir esforços e chegarmos a um consenso, estabelecendo as contrapartidas e buscando a melhoria do sistema”, pontuou o ministro Jader Filho.

Fonte e foto: FNP

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *