Às favas os escrúpulos de consciência
1 de dezembro de 2015
Diretoria do Lagarto anuncia Edmilson como treinador
1 de dezembro de 2015
Exibir tudo

Ecoturistas buscam ar puro, caminhadas e belos visuais

Cachoeira do Cacuruto, em Canhoba, uma das áreas mais visitadas pelos ecoturistas

A busca de locais em que possam fazer caminhadas por trilhas  e relaxamento físico e mental, com direito a ar puro a belos visuais tem motivado o fortalecimento do turismo ecológico em Sergipe.   Alguns dos municípios mais procurados são: São Domingos, Macambira, Itabaiana, Areia Branca, Canindé de São Francisco, Lagarto, Laranjeiras, Tobias Barreto, Nossa Senhora De Lourdes, Estância, Pirambu, Riachuelo e Poço Redondo.

Estes municípios possuem uma rica diversidade de atrativos naturais como poços, lagoas, rios, cachoeiras, grutas, cavernas, serras e cânions. Atrelado a estes temos as culturas tradicionais locais, que com seu vasto conjunto de lendas, modos de viver e ser, encantam os visitantes que buscam conhecer parte do patrimônio imaterial sergipano.

Dentre os visitantes que se deslocam para estes atrativos paisagísticos encontramos amantes da natureza em geral, famílias em busca de uma forma de lazer diferente aos finais de semana, praticantes de esportes radicais como rapel e escalada, atividades excursionistas como hiking (caminhada ao ar livre de curta duração), trekking (caminhada ao ar livre de longa duração) e camping.

Público cresce

“Podemos citar também um público que vem crescendo, o de pesquisadores ligados ao meio acadêmico, que visitam tais locais a fim de conhecer a região em suas áreas de atuação como geologia, biologia, arqueologia entre outras áreas das ciências naturais”, destaca Leandro Oliveira, que faz parte de um grupo de voluntários que organizam visitas aos pontos que mais chamam as atenções de todos em Sergipe.

Fabrício Passos Fortes (Graduando de Geologia), Leandro Sousa de Oliveira  (Professor de História), Loren Suyane Rodrigues Santos (Graduanda de Direito) e Sofia Cerqueira Schettino (Professora e Mestre em Ecologia) conhecem bem os pontos que levam as pessoas e gostam do que fazem.  Isso tem motivado a procura por parte dos aventureiros, que, em sua grande maioria, são sergipanos que querem curtir fins de semana e feriadões diferentes.

Leandro garante que Sergipe possui grande potencial na área do Ecoturismo, pois “temos localizados em diversos municípios monumentos naturais que ainda não foram visitados para tal finalidade. Como exemplo, podemos citar a Serra Negra, no município de Poço Redondo. Temos também atividades pouco exploradas, como o grande potencial do turismo acadêmico, ligado as áreas de paleontologia, espeleologia e geologia. Como exemplo podemos citar alguns pontos que são visitados atualmente, mas sem muita divulgação e devida preservação e proteção, como as cidades de Riachuelo e Laranjeiras que possuem um acervo único de paleontologia já explorado sem objetivo turístico. Sergipe também possui uma série de pontos para estudos sobre a geologia de nosso estado, para aqueles interessados em conhecer e entender a origem de Sergipe”.

Ele explica a maior preocupação com o crescimento da atividade ecoturística, reside na falta de sensibilização dos visitantes no tocante a preservação ambiental, bem como do monitoramento dessas áreas com a finalidade de identificar possíveis danos à flora e fauna regionais.

OS LOCAIS MAIS CURTIDOS PELOS ECOTURISTAS SERGIPANOS SÃO:

  • Macambira – Cachoeira da Jacoca ou São Francisco; Pedra da Arara;
  • São Domingos – Serra da Miaba e Poço 17
  • Areia Branca – Parque Nacional Serra de Itabaiana
  • Capela – Refúgio da Vida Silvestre Mata do Junco
  • Itabaiana – Paredões da Ribeira
  • Nossa Senhora de Lourdes – Cachoeira Poção de Pedras
  • Canindé de São Francisco – Cânions do São Francisco
  • Poço Redondo – Grota do Angico
  • Laranjeiras – Gruta da Pedra Furada
  • Tobias Barreto – Serra dos Macacos
  •       Lagarto – Cachoeira do Saboeiro

Texto de Eugênio Nascimento, publicado originalmente pelo Jornal da Cidade

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *