Em crise econômica, Unigel não paga dívida milionária
4 de outubro de 2023
Ministros voltam a prometer recuperação de rodovias
4 de outubro de 2023
Exibir tudo

Eclipse solar do próximo dia 14 será visível em Sergipe

O fenômeno será visto durante o pôr do Sol

Um deslumbrante espetáculo vai acontecer no céu no dia 14 de outubro: o eclipse anular do Sol. Este fenômeno astronômico acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo maior parte da estrela e deixando visível apenas um “anel de fogo”. O eclipse anular do Sol vai ser visível em Sergipe e demais estados do Norte e do Nordeste. O fenômeno será visto durante o pôr do Sol. Assim, algumas regiões não poderão ver o eclipse até o final, pois este momento pode ocorrer quando o Sol já tiver se posto.

Tanto no eclipse total quanto no anular a lua passa entre a Terra e o sol, bloqueando toda ou a maior parte da luz do sol em uma parte da superfície da Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada e o eclipse é visto como parcial.

Lua no apogeu

Esse tipo de eclipse ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, fazendo com que pareça menor do que o sol no céu. A frequência com que os eclipses anulares do Sol ocorrem não é constante. O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O Próximo eclipse deste tipo, após o de 14 de outubro, ocorrerá em 02 de outubro de 2024.

Fonte Diário de Pernambuco (Foto: Pixabay)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *