Festa das Caretas vira patrimônio cultural de Sergipe
28 de janeiro de 2016
Mitos e verdades sobre a Coca
28 de janeiro de 2016
Exibir tudo

É tempo de jabuticaba

Nos mercados e feiras livres de Aracaju um litro de jabuticaba está custando R$ 5

Elas são roxas ou negras, suculentas, deliciosas e fazem a alegria de adultos e crianças entre os meses de setembro e janeiro. Isso mesmo, é tempo de jabuticaba! Natural do Brasil, a frutinha é tão apreciada por aqui que chegou a ser tema da obra de Monteiro Lobato, “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, ganhando inclusive trilha sonora. Quem não se lembra da música de diz “Olha a preta de caroço branco que a mão do moleque arranca no toque. O que bate na boca que a jaboticaba faz ploquet pluft nhoque, ploquet pluft nhoque!”

Desde sempre, quando o homem aprendeu a cultivá-la e a saborear seus frutos, a jabuticabeira é árvore pode ser encontrada em pomar ou quintal. Apesar de todas as suas qualidades, do sabor tão apreciado e da abundância de frutos que oferece a cada floração, a jabuticabeira continua sendo, hoje, uma fruteira quase exclusiva de pomares caseiros ou de pequenas plantações. Ou seja, não se encontram pomares verdadeiramente comerciais de jabuticabas.

Os dois principais fatores que restringem a expansão de sua cultura são, em primeiro lugar, os custos e as dificuldades de uma colheita num pomar com muitas árvores; e, em segundo, a precariedade da conservação de seus frutos, uma vez que o fruto deve ser colhido pronto para o consumo e que a sua fermentação inicia-se praticamente no mesmo dia da colheita. E depois, quem já foi criança, como o poeta, e já enlouqueceu ao descobrir uma jabuticabeira repleta de frutos, sabe que “jabuticaba chupa-se no pé”!

Variedades

A safra, embora dure pouco, é abundante. Existem diversas qualidades de jabuticabeiras e de jabuticabas, uma verdadeira coleção que alcança de 12 a 15 variedades diferentes. Entre elas, cerca da metade é bem produtiva; a outra metade, nem tanto. A Sabará, entre todas a mais cultivada e famosa jabuticabeira, tem também o fruto mais apreciado e mais doce. A Paulista, árvore de grande porte se comparada às outras, tem tudo grande: os frutos roxos e a produção. A Rajada oferece frutos grandes de cor esverdeada, e muito doces. A Ponhema é a melhor para a produto de geléias e doces.

Para quem não tem o privilégio de ter uma jabuticabeira no quintal – ou ganhar do vizinho -, a feira livre é uma boa opção para levar a fruta para casa de “baciada”! Vendida por litro, a jabuticada já pode ser encontrada em Aracaju a R$ 5 o litro.

Quando for escolher prefira as jabuticabas que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras. Como é uma fruta que se estraga com muita facilidade, consuma a jabuticaba no mesmo dia da compra. Para guardar por 2 ou 3 dias, lave, enxugue bem e guarde na gaveta da geladeira.

Nutrientes

Rica em ferro, também contém em menores quantidades, cálcio, fósforo e vitamina C, que dá resistência ao organismo contra infecções. A jabuticaba ainda tem a vantagem de conter vitaminas do complexo B, que possuem a função de evitar problemas de pele, reumatismo e queda de cabelo.

(Crédito/tudoviagem.com)

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *