No Candomblé, sacrifício de animais permite trocar energia
29 de março de 2020
Câmara de Aracaju decide realizar sessões on-line
29 de março de 2020
Exibir tudo

É tempo de formiga-de-asas

A formiga-de-asas aparece nos dias quentes no princípio do Verão ou do Outono

Aracaju amanheceu neste domingo (29) cheia de formigas-de-asas. Segundo o site Wilder, elas pertencem à Ordem Hymenoptera que agrupa os insetos conhecidos por abelhas, vespas e formigas. De facto podem tratar-se de uma qualquer espécie de formiga, pois todas as rainhas e machos têm asas. As rainhas, de acordo com o portal, só apresentam asas enquanto jovens, quando abandonam o formigueiro em que foram criadas para acasalar. Os machos são sempre alados, mas o seu objetivo é o mesmo, poder dispersar-se e acasalar.

O que vemos quando aparece a formiga-de-asas é a dispersão massiva de rainhas recém-formadas e de machos, que enchem os ares no chamado voo nupcial. O acasalamento dá-se também em voo. Depois, as rainhas vão procurar locais apropriados para estabelecer novas colónias e perdem as asas. Já não precisam delas, vão passar os próximos anos extremamente ocupadas a colocar ovos de novas formigas. Os machos não perdem as asas, mas não vão viver mais de duas ou três semanas depois deste voo nupcial.

Aparecem nos dias quentes

Este fenômeno do aparecimento de formigas-de-asas em grande número é muito evidente após chuvadas que sucedem a dias quentes no princípio do Verão ou do Outono. Nem todos vão conseguir acasalar e estabelecer novas colónias, mas serão seguramente uma importante fonte de alimento para aves e outros vertebrados.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *