Acusado de violência, Overland é exonerado
9 de março de 2024
Declaração dos Direitos Universais da Mulher
9 de março de 2024
Exibir tudo

Duas Igrejas de Sergipe vão ser restauradas

A Igreja Matriz de Nossa Senhora Divina Pastora é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, localizada no município do mesmo nome, e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos, em Laranjeiras, vão ser restauradas com recursos do Projeto de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Seleções) do governo federal. Os dois templos religiosos foram os únicos no estado selecionados para integrar um grande projeto de recuperação de patrimônios culturais materiais e imateriais a ser desenvolvido no Brasil.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Homens

De acordo com o Novo PAC Seleções foram selecionados 105 projetos a serem restaurados em 83 municípios do Brasil. A iniciativa tem o propósito de “fortalecer as estruturas culturais, a memória e a identidade brasileiras, além de promover a relação das comunidades com os bens beneficiados”. O Novo PAC Seleções foi lançado, na última quinta-feira (7), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora

A Igreja Matriz de Nossa Senhora Divina Pastora foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 20 de março de 1943. Sua elevação à condição de paróquia ocorreu em 31 de maio de 1835. O templo teve o seu reconhecimento oficial como Santuário Arquidiocesano em 14 de outubro de 2012 por decreto do então arcebispo metropolitano, dom José Palmeira Lessa. Desde 1958, Divina Pastora é palco de uma das maiores manifestações religiosas do Brasil.

Igreja de Laranjeiras

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Homens, também tombada pelo Patrimônio Histórico, começou a ser construída em 1858, como forma de reconhecimento da cidade à confirmação do dogma da Imaculada Conceição. Segundo historiadores a obra foi feita por homens pardos e livres, com esmolas dos devotos, com a supervisão do padre Pedro Antônio de Almeida. A conclusão do templo foi viabilizada com doação efetuada por Dom Pedro II, na ocasião de sua visita à Laranjeiras, em 1860. Sua inauguração ocorreu somente em 1866, ainda sem a construção de sua torre.

Fonte e fotos: Arquidiocese Metropolitana

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *