Saiba como participar do McDia Feliz 2022, que acontece sábado
24 de agosto de 2022
Consumo de cerveja cresce
25 de agosto de 2022
Exibir tudo

Domingo tem Parada LGBT+ em Aracaju

Logo após os shows, começa o desfile dos trios elétricos pela Orla

Após dois anos acontecendo de forma virtual, por causa das restrições da pandemia de Covid-19, a Parada LGBT+ de Sergipe volta a acontecer na Orla de Atalaia, em Aracaju. Agendado para o próximo domingo (28), o evento terá que tema “Vote colorido: Dê vez à nossa voz”. E para marcar esse retorno, a 21ª edição da Parada contará com um palco onde se apresentarão diversos artistas, além dos já aguardados trios elétricos.

O palco “(Sobre)Viver”, que será a grande novidade da Parada LGBT+ este ano, ganhou este nome como forma de chamar atenção para a luta que pessoas LGBTQIA+ travam diariamente tentando viver suas vidas em plenitude. A estrutura ficará localizada no estacionamento da praia da Cinelândia, ao lado da Passarela do Caranguejo, local conhecido na orla de Atalaia por reunir várias tribos e atividades culturais e recreativas.

Shows

A programação de shows começará às 13h, com o grupo percussivo Batalá Sergipe fazendo a concentração, e seguirá tarde adentro, com uma variedade de apresentações culturais de cantores, bailarinos e drag queens. Logo após os shows no palco “(Sobre)Viver”, será iniciado o desfile dos trios na avenida, esse ano liderados pela cantora Lorena Simpson e o DJ Filipe Guerra, famosos por agitar a noite LGBT nas principais capitais do país. Além deles, a cantora sergipana Isis Nataly e um time de DJs também vão abrilhantar o desfile da diversidade na maior manifestação de rua do estado.

Parada e acessibilidade

A Parada voltará às ruas ainda mais inclusiva. Pela primeira vez, a comissão organizadora pretende agregar a pauta de acessibilidade para a comunidade de pessoas com deficiência (PCD). Ainda de forma experimental, o intuito é oportunizar espaços para pessoas com deficiência e seus acompanhantes celebrarem a primeira edição presencial, após dois anos de pandemia.

A comissão convidou a servidora pública e pesquisadora Lorena de Castro, diagnosticada há pouco mais de um ano como pessoa autista, que está integrando a equipe da Parada pela primeira vez. Para ela, é importante fortalecer a pauta LGBTQIAP+ através da perspectiva interseccional junto ao movimento de pessoas com deficiência. “O diagnóstico me fez buscar e questionar ainda mais a acessibilidade e a inclusão nos diversos espaços, para além das questões LGBT com que eu já me identificava”, observa a militante. Com isso, a organização da Parada almeja evidenciar a importância do acesso e permanência de pessoas com deficiência nos grandes eventos de rua do estado, que tanto mobilizam a economia, o turismo e a população local.

A importância do voto colorido

Voltando às ruas em ano de eleições, a 21ª Parada LGBT de Sergipe trará como mote a importância de votar em candidatos que representem as pautas da comunidade LGBTQIA+ nos cargos legislativos e executivos. Para Maria Eduarda Marques, assistente social que compõe a comissão de mobilização da Parada, quando uma minoria consegue chegar aos espaços de poder, toda sociedade avança. “Temos que fazer nosso papel, nos unir e mostrar que juntos somos mais fortes. Prova disso foram as últimas eleições onde muitos candidatos LGBTQIAP+ conseguiram ser eleitos pelo voto do povo”, pontuou a militante que também é 1ª secretária da Astra.

Fonte: Ascom/Astra

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *