Vem temporal por aí
21 de fevereiro de 2020
Rogério quer ministro dando nome aos chantagistas
21 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Domingo tem desfile do Bloco da Prevenção em Aracaju

Com a participação de cerca de 500 foliões, o Bloco da Prevenção da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sairá às ruas no domingo de Carnaval, levando a mensagem da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como a Aids, Sífilis e Hepatite. Sob o comando do médico sanitarista Almir Santana, gerente do Programa ISTS/Aids da SES, a agremiação desfilará dentro do Bloco Rasgadinho, percorrendo as ruas do bairro Cirurgia.

O Camisildo, unidade móvel símbolo da prevenção, estará no desfile viabilizando a distribuição de preservativos para os foliões, segundo informou Almir Santana. Para ter acesso ao bloco é preciso trocar o abadá por uma lata de leite em pó, produto que tem destino certo: as pessoas que vivem com o HIV e a Casa de Apoio  Bom Samaritano que atende soropositivos e famílias em vulnerabilidade social.

Os integrantes do Bloco da Prevenção receberão, além do abadá, porta-camisinha e folhetos educativos sobre as novas tecnologias da prevenção combinada que são a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e PREP (Profilaxia Pré-Exposição), conforme salientou o gerente do Programa IST/Aids.

Almir Santana informou que estão sendo confeccionados 1.500 abadás, sendo destinados 500 para o Bloco da Prevenção, e os demais para os trabalhadores da Saúde dos municípios sergipanos. “Repassaremos abadás para os profissionais do interior do Estado que irão atuar no trabalho de prevenção durante o Carnaval”, enfatizou.

De acordo com o sanitarista, o Carnaval é uma festa que muda muito o comportamento das pessoas, particularmente daquelas que consomem bebidas alcoólicas, tornando- as mais vulneráveis. “Então, é importante que os foliões não se esqueçam de levar e usar corretamente a camisinha. Nossa recomendação é um Carnaval com saúde para todos e para ter saúde é preciso haver a preocupação com a prevenção”, assinalou.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *