Pelotão Ambiental da PM apreende dois pica-paus
16 de outubro de 2015
Minha Casa Minha Vida beneficia 50 famílias
16 de outubro de 2015
Exibir tudo

Hoje é dia de romaria

Matriz de Divina Pastora é o destino dos romeiros

Milhares de fiéis sergipanos e de outros estados participam neste domingo (18) da tradicional peregrinação de Divina Pastora, a 39 km de Aracaju. Para garantir a segurança dos peregrinos, a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) vai interditar, a partir das 15h de hoje, a rodovia SE-160, no trecho compreendido entre o trevo de acesso ao município de Malhador até a Divina Pastora. A grande maioria dos fiéis dormiu em Riachuelo para a romaria deste domingo à tarde até a Matriz de Divina Pastora.

O município de Divina Pastora guarda em sua história duas características marcantes: a religiosidade do seu povo e o talento natural dos munícipes para o artesanato. A cidade é considerada pelo seu povo como um “Santuário de Pagamento de Promessas”, graças à devoção a Nossa Senhora. A previsão é que no próximo domingo mais de 120 mil fiéis cidade participem da festa religiosa.

Sua vocação para o turismo religioso remonta ao tempo de surgimento da cidade, marcado pela fé cristã. Conta à história que o frei Isidório de Sevilha chegou ao povoado, mais precisamente à comunidade do alto da montanha, onde venerava uma imagem da Divina Pastora. A fé se propagou na comunidade do século XVII, na então Capela de São Gonçalo. O povoado, que à época se chamava Ladeira, deu origem à cidade.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943 e Símbolo da religiosidade do povo da cidade, a Igreja Nossa Senhora Divina Pastora data do século XVIII e tem em seu frontispício o traço do estilo jesuítico do Nordeste. No seu interior a predominância é Barroco, em sua segunda fase.

Igreja já foi Basílica

O templo detém em seu forro a maior pintura painelística de Sergipe, atribuída ao pintor baiano José Teófilo de Jesus. A originalidade da igreja está no corredor aberto com cinco arcadas ao longo da nave, disposição atribuída ao fato de o templo ter servido de Basílica Votiva de Peregrinação.

A peregrinação à Divina Pastora é um fenômeno religioso que atrai à cidade mais de 50 mil visitantes todos os anos. Expressão da fé do povo cristão sergipano, a peregrinação foi instituída em 1971, pelo então Arcebispo de Aracaju, Dom Luciano Cabral Duarte, ganhando amplitude com o padre Raimundo Cruz, pároco da cidade por mais de 10 anos.

Com um percurso de nove quilômetros, a caminhada religiosa sai do município vizinho de Riachuelo, chegando à sede municipal de Divina Pastora. A peregrinação, que acontece anualmente no terceiro domingo de outubro, atrai fiéis pagadores de promessa de vários Estados brasileiros, em sua maioria de Alagoas e Bahia.

Renda Irlandesa

Divina Pastora se destaca também no cenário turístico nacional pela produção da renda irlandesa, peça de confecção artesanal reconhecida em 2008 pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial do país. Isso, por causa do modo como é confeccionada.

É um tipo de renda de agulha, que apresenta como suporte uma fita presa ou ligada ao debuxo ou risco, com o desenho da renda sobre papel manteiga, fixado em papel grosso.

De rara beleza, a renda irlandesa produzida pelas mulheres da cidade já serviu de inspiração para estilistas renomados e desponta como um dos produtos mais elegantes para se dar de presente. Nas feiras de turismo nacionais e internacionais a renda irlandesa tem sido um dos produtos artesanais que mais atrai o interesse do público.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Divina Pastora (Crédito/Sergipetradetur)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *