Está proibida a prescrição de anabolizante para estética
11 de abril de 2023
Mais de 35% dos agricultores de Sergipe estão inadimplentes
11 de abril de 2023
Exibir tudo

Dez de abril, Dia Mundial da Homeopatia

Por Agnaldo dos Santos *

Considerado o Dia Mundial da Homeopatia por ter sido nessa data o nascimento do Pai da Homeopatia, Dr. Hahnemann (Samuel Christian Friedrich Hahnemann), em 10 de Abril de 1755, Meissen, Alemanha; faleceu em Paris, em 02 de julho de 1843; era médico, químico, filósofo, poliglota( falava cinco idiomas), humanista, desenvolveu essa “arte de curar” que já existe há mais de dois séculos.

A homeopatia baseia-se no princípio de “Similia similibus curantur” (semelhante cura o semelhante), ou seja, o remédio tomado pelo experimentador são, desenvolve sintomas artificiais e, esse mesmo remédio quando tomado por paciente com esses sintomas na doença natural, produzirá a cura.

Os remédios homeopáticos são altamente diluídos e dinamizados, oriundos de minerais, vegetais e animais. A consulta envolve uma anamnese diferenciada que consiste no estudo biopatografico da pessoa enferma, com o relato de sintomas físicos e mentais, “sua angústia existencial”, até chegar ao remédio que lhe representa como um Todo; esse remédio no organismo, irá atuar no reequilíbrio da força vital ( energia vital para a homeopatia, o chi para a acupuntura, a pulsão para a psicanálise); a homeopatia não trata a doença, e, sim o doente como um Todo.

Essa de curar iniciou na Alemanha, França, Índia, chegando ao Brasil, no Rio de Janeiro pelas mãos de Dr. Benoit Mure (francês, médico, engenheiro, poeta, inventor, colonizador e filósofo), em 21 de novembro de 1840.

A homeopatia no Brasil é uma especialidade médica da AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira) reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina); está inserida no Sistema Único de Saúde (SUS), tornando seu acesso a um maior número de pessoas; em Aracaju, os médicos homeopatas concursados atendem pelo SUS, no CEMAR (Centro de Especialidade Médica Aracaju) desde 2004.

Curiosamente, o Dr. Hahnemann, foi médico homeopata que mais experimentou remédios homeopáticos; chegou a viver 88 anos, onde, naquela época (séc. XVII e XVII, a vida média era mínima, não chegava aos 40 anos.

“Dr. Hahnemann, enfrentou as maiores adversidades para nos brindar com uma medicina vitalista e experimental, e, a todos que o seguiram e seguem com o idealismo, altruísmo e compromisso com a Vida!”

* É médico homeopata.

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *