Polícia flagra em Sergipe extração irregular de areia
26 de setembro de 2023
Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 3 milhões
26 de setembro de 2023
Exibir tudo

Desembargador recebe título de cidadão sergipano

O deputado Luciano Pimentel (E) ressaltou a atuação do desembargador

A Assembleia Legislativa de Sergipe entregou o título de cidadania sergipana ao desembargador federal do trabalho, José Augusto do Nascimento. O autor da propositura é o deputado estadual Luciano Pimentel (PP). A solenidade foi prestigiada por políticos e outras autoridades, além de familiares e amigos do homenageado. José Augusto é professor e palestrante nas áreas de Responsabilidade Civil e Criminal de Profissionais Liberais, Perícia Médica, Engenharia e Segurança do Trabalho, entre outros temas de grande relevância para diversos segmentos acadêmicos e profissionais.

O deputado Luciano Pimentel ressaltou a atuação do homenageado. “O desembargador José Augusto construiu uma trajetória brilhante em Sergipe. E este título é uma forma de reconhecer a sua importância para o desenvolvimento do nosso estado, contribuindo para a consolidação de uma justiça acessível e efetiva, por meio da resolução e pacificação dos litígios trabalhistas dos empregadores e trabalhadores que buscam o TRT20. É uma honra ser o autor desta homenagem que o torna oficialmente filho da terra onde ele escolheu viver há quase 30 anos”, discursou o parlamentar.

O homenageado José Augusto do Nascimento agradeceu o título de cidadania: “A importância deste título de cidadania é sedimentar um trabalho que já fazemos a 30 anos aqui em Aracaju, Sergipe. Encaro como um reconhecimento do serviço prestado durante todos esses anos aqui no Estado. E principalmente uma atenção especial ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que não deixa de ser uma aproximação das duas instituições este título de cidadania. Demonstra as boas relações existentes entre a Alese e o TRT”, afirmou o desembargador.

Histórico

Nascido em Salvador (BA) no ano de 1962, se formou em Direito pela Universidade Federal da Bahia, no ano de 1989, com Pós-Graduação em Direito Processual Civil, Processual do Trabalho e Direito do Trabalho, Especializando-se na Formação de Magistrados e membros do Ministério Público em diversas escolas e centros de capacitação judicial.

Já foi diretor da Escola Nacional da Magistratura durante cinco anos, na gestão do Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, atuando na formação da Escola de Direito Comunitário do Mercosul, Escola Mundial de Magistrados e Ministério Público, e, na criação de inúmeras Escolas Judiciais no Brasil. Publicou vários livros, entre os quais se destacam “A Formação do Juiz no Brasil”, “Ação Civil Pública e Ministério Público – Limitações Constitucionais”, “Perícia Médica”, este último na qualidade de Coordenado.

Atuou como Juiz do Trabalho, na cidade de Nossa Senhora da Glória, até o ano de 2021 quando foi nomeado Desembargador do TRT 20ª Região, foi promovido pelo critério de merecimento e ocupará a vaga de Desembargador do Trabalho decorrente da aposentadoria do Desembargador João Aurino Mendes Brito.

Ingressou na Justiça do Trabalho em 12 de julho 1994, no cargo de Juiz do Trabalho Substituto. Em 11 de junho 1996, foi promovido, por merecimento, a Juiz Titular da Vara do Trabalho de Nossa da Glória, no interior do Estado de Sergipe, onde atua até hoje. Foi também eleito Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região para o biênio 2022-2024.

Fonte e foto: Alese

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *