Sergipe tem pesquisa pra todos os gostos
26 de outubro de 2022
Governo de Sergipe começa a pagar hoje folha salarial
26 de outubro de 2022
Exibir tudo

Defesa Civil alerta para chuvas moderadas em Aracaju

As chuvas podem gerar acumulados expressivos para o estado de Sergipe

A Defesa Civil de Aracaju divulgou um alerta para chuvas moderadas que poderão incidir sobre a capital, nas próximas 48h. A mensagem foi encaminhada aos mais de 53 mil telefones móveis cadastros no serviço de SMS 40199. O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, informa que o acumulado de chuva pode alcançar 60 milímetros, nos próximos dois dias.

A informação foi indicada no sistema ClimAju, com base nos dados encaminhados pela empresa especializada Geoclima, contratada pela Prefeitura de Aracaju para prestar o serviço de previsão meteorológica. Também houve indicação de chuva para a região nos avisos emitidos pelo centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em situação de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil de Aracaju através do serviço 199, que funciona 24h.

“Emitimos o alerta para chuvas moderadas no período de 48h, para que a população, especialmente os moradores de áreas de risco, possa redobrar o estado de observação e acionar a Defesa Civil, se necessário. Porém, não há expectava de situações de anormalidade. Hoje, diante das ações preventivas que foram intensificadas na capital, podemos considerar que a cidade tem boa resposta para volumes de chuva de até 100 milímetros, no período de dois dias”, afirma Rabelo.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível através do site aracaju.se.gov.br/climaju, também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta 40199

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

O serviço possibilita que a população tenha informações, de maneira antecipada, sobre condições que demandem atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

Fonte foto: Secom/PMA

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *