Receita abre consulta ao 4º lote da restituição do IR
23 de agosto de 2023
Petrobras seleciona projetos socioambientais de Sergipe
23 de agosto de 2023
Exibir tudo

De olho nas eleições de Aracaju, o PSD morde e assopra os aliados

Por Adiberto de Souza *

Ao tempo em que lideranças do PSD pregam harmonia entre os governistas, alguns pedessistas fustigam os aliados visando desgastá-los na corrida pela Prefeitura de Aracaju. Bom exemplo dessa prática de fogo amigo é o vereador Nitinho Vitale. O distinto escolheu como seu alvo o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), talvez porque este tem a difícil tarefa de indicar o candidato do grupo à sua sucessão. Ontem, depois de o parlamentar fazer duras críticas ao gestor aracajuano, o PDT divulgou nota afirmando que os ataques de Nitinho são esperados apenas por parte de partidos em franca oposição. Como esta não foi a primeira vez que o vereador e pré-candidato a prefeito desceu a madeira em Edvaldo, fica evidente que ele conta com a bênção de outros pedessistas. Mesmo que estes se esforcem na tarefa de assoprar as vítimas das mordidas de Vitale, não conseguem esconder o desejo velado de “queimar” a liderança de Nogueira, principalmente após ele ter dito que “quem pensa que não vou escolher o candidato a prefeito, tá enganado”. A pergunta que não quer calar é: quais outros filiados ao PSD desejam ver o prefeito pelas costas, de preferência no palanque da oposição? Home vôte!

Votos recontados

O Tribunal Regional Eleitoral realiza, hoje, a retotalização dos votos para a Câmara de Aracaju. O objetivo é saber quais os suplentes que substituirão os vereadores cassados Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica. Os dois perderam os mandatos porque o PSC cometeu fraude na cota de candidaturas femininas. Em 2020, a legenda registrou concorrentes mulheres apenas para cumprir a cota de 30% de gênero, a ponto de algumas terem tido zero voto. Uma das vagas será do suplente Elber Batalha Filho (PSB), enquanto a outra está sendo disputada pelo PT e o PSD. Aguardemos, portanto!

Bancada unida

Dos oito deputados federais de Sergipe, sete votaram a favor do arcabouço fiscal, aprovado ontem, pela Câmara. Rodrigo Valadares, do União Brasil, se absteve da votação. A pauta já havia sido aprovada pelos deputados, mas sofreu alterações no Senado e por isso precisava ser analisada mais uma vez pela Câmara. O projeto visa a criação de uma série de regras que impeçam o aumento explosivo dos gastos do governo federal e determina as punições caso as regras sejam descumpridas. A matéria vai agora para sanção do presidente Lula da Silva (PT). Ah, bom!

Jogou a toalha

Para escapar de um possível impeachment, o vereador Fábio Rosa de Oliveira, o “Catatau” (PSD), renunciou à presidência da Câmara de Nossa Senhora das Dores. O ilustre caiu em desgraça após ter atropelado uma senhora com um carro do Legislativo, que ele dirigia mesmo sem ter habilitação. “Catatau”, que estava no oitavo mês de seu segundo mandato como presidente da Câmara, passou o cargo ao vice Antônio dos Reis Lima (PSD). Só Jesus na causa!

Reajuste condenado

Servidores estaduais promoveram, ontem, uma nova manifestação contra o exagerado reajuste de 50% no valor da contribuição para o Ipesaúde, plano que oferece atendimento médico-hospitalar ao funcionalismo. O ato de protesto também defendeu os empregos dos 6.676 trabalhadores da Fundação Hospitalar de Saúde e o consequente reajuste dos salários deles. Realizada na frente da Assembleia, a manifestação foi encerrada com a leitura dos nomes dos deputados governistas que votaram a favor do absurdo reajuste da contribuição do Ipesaúde. Crendeuspai!

Ciclistas esquecidos

E o vereador aracajuano Breno Garibalde (União) lamentou os constantes acidentes envolvendo ciclistas. “Até quando a gente vai ver isso acontecer e não fazer nada? Pedestres e ciclistas precisam ser prioridade, e eles não são vistos dessa forma em Aracaju”, discursou. Após afirmar que a população precisa ser incentivada a usar a bicicleta como transporte, o vereador cobrou da Prefeitura que invista em educação no trânsito, com foco nos ciclistas e pedestres. Por fim, Breno defendeu a urgente revisão da política de mobilidade urbana em Aracaju. Danôsse!

Justa homenagem

A Universidade Federal de Sergipe concederá, hoje, o título de Doutor Honoris Causa ao cantor, compositor e escritor Martinho da Vila. Para conceder a honraria, a UFS considerou a trajetória profissional, produção intelectual e o trabalho desenvolvido por Martinho em favor da integração dos povos e da cultura afro-brasileira. A solenidade de entrega do título será realizada às 19h30, no Campus de São Cristóvão. O evento faz parte da programação em celebração aos 55 anos da UFS. Supimpa!

Grana a caminho

O governo de Sergipe iniciará, na próxima terça-feira, o calendário de pagamento do funcionalismo público estadual referente a este mês. Os primeiros a receber serão os aposentados e pensionistas. Na quarta-feira, recebem os servidores ativos da Secretaria de Estado da Saúde e suas fundações e o pessoal da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. No dia 31, o pagamento será feito aos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações. Para os aniversariantes do mês de agosto o governo do Estado também estará creditando os 50% do 13º salário. Então, tá!

Novo governador

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Múcio, deve assumir o governo de Sergipe a partir da próxima semana. Segundo publica a bem informada jornalista Rita Oliveira, para homenagear o judiciário, o governador Fábio Mitidieri (PSD) deve levar em sua comitiva para participar de um evento nos Estados Unidos o vice Zezinho Sobral (PDT) e o presidente da Assembleia, deputado Jeferson Andrade (PSD). Integrante do grupo que aviona aos States, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), será substituído pelo presidente da Câmara, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede). Marminino!

Educação criticada

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) fez duras críticas à política educacional do governo Mitidieri. A distinta deu como exemplo o Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, no município de Indiaroba. Segundo ela, o estabelecimento está com salas de aulas improvisadas, quadras de esportes sucateadas, refeitórios inadequados para o número de estudantes, além de enfrentar problemas na oferta da merenda escolar. Linda Brasil acusou o governo estadual de ser privatista, “que está sucateando cada vez mais a educação pública”. Misericórdia!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 28 de abril de 1933.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

Compartilhe:

1 Comment

  1. REGES B SILVA SILVA disse:

    TEM-SE O QUE COMENTAR TEM? O GRUPO POLÍTICO QUE DOMINA ARACAJU É O MESMO HA MAIS DE 3 DÉCADAS, SÓ INTERROMPIDO COM A VITÓRIA DO POVO DIGNO E HONESTO DE ARACAJU COM Dr. JOÃO ALVES. O RESTO É FACK NEWS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *