Assembleia vota hoje projetos do governo de Sergipe
4 de abril de 2023
McDia Feliz arrecada mais de R$ 38 mil para a Avosos
4 de abril de 2023
Exibir tudo

De olho no gás, a Petrobras volta a investir em Sergipe

Por Adiberto de Souza *

Tal qual cachorro de fateira, que só se lembra da casa da dona quando está faminto, a Petrobras voltará a investir em Sergipe. Retorna, digamos assim, após ter fechado a sede em Aracaju, vendido boa parte do patrimônio e praticamente se pirulitado do estado. Agora, de olho grande na imensa reserva de gás existente na costa sergipana, a estatal anunciou a retomada de investimentos aqui na terrinha. Para tanto, já iniciou o processo de contratação de dois navios-plataformas destinados ao projeto Sergipe Águas Profundas, localizado a cerca de 100 quilômetros da costa. Não está voltando a investir aqui por amor aos sergipanos, mas por puro interesse comercial. Portanto, a Petrobras não merece aplausos, muito menos que lhe estendam o tapete vermelho para recepciona-la com o seu mega investimento. Ora, se não fosse ela, outra petrolífera internacional daria com os costados no estado para extrair as nossas expressivas reservas de gás. Ao governo de Sergipe compete exigir tudo que é de direito pela exploração de nossa riqueza, pois quando o gás acabar, a Petrobras junta os cacarecos e novamente, deixa o estado a ver navios. Cruz, credo!

Rolo compressor

Os deputados estaduais retomam, hoje, a votação do pacote de Projetos de Lei do governo de Sergipe. Batizado de “Programa Sergipano de Desenvolvimento Social e Econômico – Desenvolve Sergipe”, o conjunto de proposituras objetiva, conforme o Executivo, promover o alinhamento de iniciativas governamentais e a articulação entre os entes públicos e privados. Na semana passada, o Parlamento aprovou dois desses projetos, com destaque para o que reduziu em 3% a alíquota do ICMS dos combustíveis. Quer apostar uma mariola de goiaba como o rolo compressor governista vai aprovar todos os projetos sem maiores alterações, num vap-vupt? Marminino!

A burguesia fede

“A burguesia fede/ A burguesia quer ficar rica/ Enquanto houver burguesia/ Não vai haver poesia”. Essa estrofe da música “Burguesia”, lançada pelo imortal Cazuza em 1989, continua por demais atual. Por falar nesse impagável músico, se vivo fosse ele estaria completando 65 anos nesta terça-feira. Cantor do Barão Vermelho, Cazuza foi uma figura emblemática da década de 80, época marcada por transformações políticas, culturais e sociais no Brasil. Além de suas contribuições musicais, o brilhante cantor e compositor também foi um ícone da luta contra a AIDS, doença que o vitimou em 1990, com apenas 32 anos de idade. Cazuza vive!

Inauguração marcada

A maternidade municipal Lourdes Nogueira, erguida no bairro 17 março, em Aracaju, será inaugurada no próximo dia 14. O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), durante visita às instalações do complexo materno-infantil, juntamente com jornalistas, radialistas e vereadores. Ao fazer uma inspeção ao local com o grupo, o pedetista apresentou toda a estrutura da primeira maternidade pública municipal da capital sergipana. Fruto de um investimento de R$ 18 milhões, a unidade de saúde tem capacidade para fazer 500 partos por mês. A maternidade também acolherá a população LGBTQIAPN+ e as mulheres vítimas de violência sexual. Supimpa!

Condenada jura inocência

Condenada pela prática de transfobia contra a servidora pública Francielle Oliveira, a 1ª dama de Simão Dias, Cláudia Cristiane de Oliveira Menezes, jura que é inocente. Segundo a defesa da fidalga, “na qualidade mulher, mãe de família, esposa, servidora pública”, ela nunca teve a intenção de denegrir ou macular a imagem de quem quer que seja. O juiz de direito Sidney Silva de Almeida condenou a Cláudia à pena-base de um ano de reclusão, além de 120 dias-multa pela prática de transfobia em pleno Dia Internacional da Mulher. Segundo os autos do processo, ao entregar um brinde da Prefeitura à trans Franciele, a condenada foi taxativa: “Você não diz que é mulher? Então tome aqui”. Desconjuro!

Escravidão

Mais de 39% dos trabalhadores resgatados no Brasil de condições análogas à de escravo não tinham concluído o 5º ano do ensino fundamental, 32,8% eram analfabetos e 14,6% tinham do 6º ao 9º ano escolar incompletos. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), esse crime está tão enraizado no Brasil que o aumento da fiscalização levará também ao crescimento da descoberta de trabalhadores submetidos a situações degradantes. “Aonde o fiscal vai, encontra trabalho escravo”, denuncia a CPT. Só Jesus na causa!

Frei na UTI

Após quase quatro dias internado na enfermaria de um hospital de Aracaju, com sérios problemas estomacais, Frei Enoque Salvador de Melo, 81 anos, foi transferido, ontem à noite, para a Unidade de Tratamento Intensivo. O deputado federal João Daniel (PT), que visitou o religioso na tarde de ontem, disse que ainda na enfermaria ele estava um pouco melhor. Antes de ser transferido para a UTI, Frei Enoque foi submetido a exames e a um procedimento com catéter. O reverendo foi prefeito de Poço Redondo por três mandatos. Em 2012, renunciou em favor de seu vice Roberto Araújo (PT). Oremos pela sua recuperação!

Indireta para Belivaldo

Matéria publicada, hoje, pelo site Faxaju deixa transparecer uma crítica indireta do governador Fábio Mitidieri (PSD) à gestão do antecessor Belivaldo Chagas (PSD). Ao visitar a Feira de Viagens e Turismo WTM Latin América, em São Paulo, o pessedista disse que “Sergipe sempre foi carente de um olhar mais dedicado ao turismo”. O governador revelou, ainda, entender que o setor “deve ser encarado como política pública prioritária de Estado pelo potencial de geração de emprego e renda”. Por que será que o governo de Belivaldo não teve “um olhar mais dedicado ao turismo”? Misericórdia!

Campos de pouso

Uma equipe da Infraero esteve, ontem, em Itabaiana para avaliar a viabilidade da construção no município de um aeroporto de pequeno e médio porte, conhecido por aeródromo. Foram visitados alguns terrenos às margens da BR-235. A visita aconteceu dias depois que o ex-prefeito itabaianense Valmir de Francisquinho e os deputados Ícaro de Valmir e Marços Oliveira – todos do PL – foram à Brasília reivindicar um aeroporto para Itabaiana ao presidente da Infraero, Rogério Bazerllay. A questão é saber qual será a fonte de recursos para construir o campo de pouso na cidade serrana. Crendeuspai!

Isenção ferida

A lei não proíbe, mas é estranho que parentes próximos de integrantes do judiciário ocupem cargos comissionados em outros poderes. Como pode um magistrado julgar com isenção quem aboletou numa sinecura o seu ente querido? Cala-te boca!

Vem barulho por aí

É bom governo de Sergipe botar as barbas de molho, pois há prenúncio de barulho grande a caminho. Hoje, os professores se reúnem em Aracaju para discutir como pressionar o Executivo estadual a melhorar os salários da categoria. Na pauta da assembleia extraordinária estão o “encaminhamento de lutas pela atualização do piso e retomada da carreira do magistério estadual” e as “ações de luta em relação ao abono salarial dos professores a partir deste mês”. Tendo recebido o Estado muito bem financeiramente, o governador Fábio Mitidieri (PSD) certamente atenderá as reivindicações dos educadores, evitando que eles inaugurem uma nova e barulhenta greve geral. Home vôte!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no Jornal do Aracaju, em 17 de março de 1874.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *