Para alegria da torcida, Confiança goleia Cuiabá
9 de agosto de 2015
Haja gogó no governo
10 de agosto de 2015
Exibir tudo

De camelô a dono de shopping

Ele começou a vida aos 10 anos tocando sanfona, instrumento que o levou a conhecer o Brasil, fazendo shows principalmente em circos e cinemas. Ainda jovem, Florisval Araújo resolveu ser camelô: “Comprei um caminhão, instalei uma boca de alto-falante, abarrotei de panelas de alumínio e fui vender nas feiras”, conta o empresário sergipano, proprietário do Shopping Stilo. Localizado na rua Santa Rosa, centro de Aracaju, o empreendimento tem 77 lojas, um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal e praça de alimentação.

Com dois pavimentos e acesso também pela rua Apulco Mota, o mais novo shopping da capital funciona de segunda a sábado, das 8 às 20 horas. “Com este horário elastecido a gente atrai os comerciários, comerciantes e servidores públicos que trabalham no centro da cidade. Eles terão onde fazer comprar depois do expediente, beber um capuccino ou um chopp, batendo um papo animado e ouvindo música ao vivo”, anuncia o empresário. Para receber artistas como ele, Florisval mandou construir um palco na praça de alimentação, onde também funcionam, entre outras lojas, uma churrascaria e uma franquia paulista de açaí.

Otimista, Florisval Araújo afirma não se assustar com a crise que tem provocado uma paralisia na economia brasileira: “Quem tem medo, não sai de casa e eu já rodei o Brasil. Este investimento é a maior prova da minha confiança no futuro de Sergipe e de Aracaju”, diz o empresário, com a experiência de quem é comerciante na rua Santa Rosa desde 1980. Naquele ano, ele comprou o Atacadisco, o Discão, uma loja de roupas e transformou os três imóveis na loja A Vantajosa, que vende de tudo um pouco e funciona ao lado do Shopping.

A clientela encontra no Stilo lojas de roupas, calçados, celulares, alimentação, jóias, artesanato, bijuterias, malas, cosméticos, óticas, além de consultórios odontológicos. Florisval Araújo alerta: “Diferente de outros shopping, que dobram e até triplicam os preços dos produtos para cobrar o luxo do ambiente, o nosso trabalha com preços populares. Somos a opção para quem vive correndo da carestia e quer pagar o valor de mercado por uma mercadoria de qualidade”, propagandeia. Segundo ele, a chegada do Stilo tem estimulado os empresários da rua Santa Rosa e adjacências a também investirem no visual de seus estabelecimentos.

Fábrica de panelas – Além da loja A Vantajosa, Florisval Araújo foi dono, até pouco tempo, de uma fábrica de panelas de alumínio. Funcionava em São Cristóvão, tinha 65 empregados e fornecia utensílios domésticos para oito Estados do Nordeste. “Vendi a indústria porque já estou com 62 anos e quero descansar um pouco, mas não vou ficar  numa cadeira de balanço. Meu negócio agora é o shopping, que está gerasndo cerca de 200 empregos diretos”, festeja. “Galego”, como artisticamente Florisval é conhecido no meio musical. Vez em quando, ele sobe ao palco da praça de alimentação do Stilo para dar uma “palhinha” com a sanfona que começou a ganhar a vida há mais de 50 anos. Acreditem, é um show!

Por Adiberto de Souza (Crédito/Gabriela Correia)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *