Saiba como regularizar o título de eleitor para votar
25 de janeiro de 2024
Prefeitura de Aracaju paga folha salarial na terça
25 de janeiro de 2024
Exibir tudo

Danielle é a candidata a vice sonhada pelos governistas

Por Adiberto de Souza *

Embora tenha chegado ao MDB sonhando em ser candidata a prefeita de Aracaju, a delegada de polícia Danielle Garcia dificilmente conquistará apoio da maioria governista à sua pretensão. Também com pré-candidatura posta, o União Brasil não quer nem saber do desejo da nova emedebista, enquanto o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) adotaria ter Danielle como postulante a vice na chapa encabeçada por Luiz Roberto. O PSB de Zezinho Sobral não morre de amores pela delegada. Por sua vez, o PP do senador Laércio Oliveira não tem motivos para apostar em Garcia, pois fazendo isso abortaria a pré-candidatura majoritária do filiado Fabiano Oliveira. Ademais, a emedebista viu o seu cacife político se esvair quando abandonou o discurso de oposição para se jogar nos braços do governo Mitidieri, em troca de uma Secretaria sem orçamento próprio. Ressalte-se, por fim, que o mandachuva do MDB, senador Alessandro Vieira, não possui esse prestígio todo entre os governistas para bancar uma candidatura majoritária contra a vontade de Edvaldo, André Moura, Zezinho, Laércio, etcétera e tal. Portanto, embora não confessem nem sob tortura, os emedebistas ficarão muito satisfeitos com a vaga de vice na chapa da situação. Quer apostar uma mariola de goiaba? Crendeuspai!

Mãos ao alto

Com o título “Polícia matou 810 pessoas em Sergipe nos últimos quatro anos”, o site Mangue Jornalismo levanta a forte suspeita de que a maioria dos chamados “confrontos com criminosos” são execuções pura e simples. Assinada pelo jornalista Cristian Góes, a reportagem revela que 2023 foi o ano de maior letalidade policial no estado. “No ano passado, foram mortas 229 pessoas “em confronto” com a polícia, quase uma por dia em média”, escreve Góes. Por fim, a matéria lembra que, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 85% das vítimas de mortes pela polícia são negros e jovens com idade entre 12 e 29 anos. Só Jesus na causa!

Tampa da fossa

Os manguezais da Praia 13 de Julho e do Parque Tramandaí, ambos em áreas nobres de Aracaju, funcionam, na verdade, como a tampa de uma grande fossa, criada por desleixo do poder público. Embora o bairro 13 de Julho possua esgotamento sanitário, ao longo dos anos a Prefeitura autorizou construções em seu entorno, sem exigir o devido tratamento dos dejetos humanos. Há quem garanta que se não existisse mangue no local para funcionar como a tampa da fossa, ninguém suportaria o forte odor que exala nos bairros 13 de Julho, Garcia e Jardins, onde estão os metros quadrados mais caros de Aracaju. Misericórdia!

Uma pipoquinha

Quem deu com os costados, ontem, no Palácio de Despachos foi o ex-governador Belivaldo Chagas (PSD). Entre os conversa e outra rolou uma pipoquinha, guloseima muito apreciada no gabinete palaciano quando o “Galeguinho” era o chefe do Executivo. Além do governador Fábio Mitidieri (PSD), participaram da degustação os secretários de governo, Cristiano Barreto, e Jorginho Araújo, da Casa Civil. Antes de matar a saudade do Palácio, Belivaldo prestigiou a filiação ao MDB da delegada Danielle Garcia. Marminino!

Aos amigos, tudo!

Alguém sabe qual é o critério usado pelo governo para selecionar a cidade onde será realizado o programa “Sergipe é Aqui”. Causa estranheza o fato de todos os municípios visitados até agora pelo mutirão oficial serem administrados por aliados políticos do governador Fábio Mitidieri (PSD). Hoje, por exemplo, o oba oba acontece em Santana do São Francisco, que tem como prefeito o pessedista Ricardo Roriz. Talvez seja por isso que a oposição acusa o Executivo estadual de usar a máquina pública em favor dos aliados políticos, particularmente dos governistas pré-candidatos à reeleição? Como diz o ditado popular: Aos amigos tudo, aos inimigos, a lei. Home vôte!

Pai da criança

Ao encabeçar a campanha “Volta Petrobras”, o senador Rogério Carvalho (PT) permite suspeitar que ele anda sem muito prestígio junto ao presidente Lula da Silva (PT). Ora, se tivesse com essa força toda no Planalto, o petista não precisava se esgoelar em Sergipe para ser ouvido pelo Palácio do Planalto. Sem falar que o presidente da petrolífera, Jean Paul Prates, não se recusaria em receber Rogério para discutir a volta da Petrobras para o estado. A não ser que, sabendo que a estatal está de retorno à terrinha para explorar o nosso gás natural, Carvalho lançou essa campanha visando aparecer depois como o “pai da criança”. Cala-te, boca!

Mais empregos

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), está sorrindo de orelha a orelha com a notícia de que a rede Atakadão Atakarejo vai se instalar naquele município. A previsão do grupo empresarial é gerar cerca de 450 empregos diretos e outros 800 indiretos. Segundo o gerente de expansão da rede, Luiz Paulo Oliveira, o Atakadão oferecerá uma nova opção de compras e deve causar um impacto significativo na economia local. O prefeito disse que os itabaianenses estão de braços abertos para receber a empesa genuinamente baiana. Supimpa!

Troca de postos

O jornalista Nestor Amazonas é o novo coordenador-geral da TV Alese. O anúncio da contratação foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jeferson Andrade (PSD). Ex-diretor de jornalismo da TV Sergipe, fundador da TV Cabrália (BA), diretor executivo e tecnologia da TV Manchete e da TV Abril, em São Paulo, Nestor substituirá a jornalista Clécia Carla, que deixou a TV Alese para assumir em Brasília o cargo de diretoria da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), órgão do Ministério da Comunicação. Boa sorte a ambos em suas novas empreitadas!

Com movimentos sociais

O ministro Márcio Macedo (PT) se reuniu com dirigentes e lideranças de movimentos sociais do campo para discutir as conquistas do governo do presidente Lula da Silva (PT) em 2023 e as perspectivas para este ano. Participaram da reunião representantes do MST, CONTRAF, CONTAG, MCP, CNS, MPA e UNMP. Macêdo também recebeu no Ministério da Secretaria-Geral da Presidência dirigentes da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM). “Conversamos sobre o fortalecimento do movimento comunitário e o retorno dos programas sociais”, frisou Márcio. Então, tá!

Vai à luta!

O PCdoB de Aracaju fez reunião para definir o caminho a ser trilhado nas eleições deste ano. Pelo que ficou definido, o partido deve apresentar candidaturas próprias na capital sergipana, devendo “investir suas energias para aglutinar um arco de alianças amplo”, afirmou Ivânia Pereira, presidente da legenda. Nas eleições de 2020, o PCdoB apoiou a reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e elegeu o Professor Bittencourt para a Câmara Municipal de Aracaju. Ah, bom!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano A Notícia, em 18 de março de 1897.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *