Prorrogada MP que permite suspender contratos
28 de maio de 2020
Pedra Mole e Telha não têm Covid-19
28 de maio de 2020
Exibir tudo

Cuidado com o golpe!

Bancos registram crescimento de 45% nas tentativas de golpes virtuais

Dentre os vários golpes que tiveram aumento nesses últimos três meses está um conhecido como o “golpe da falsa financeira”. Nesse golpe a vítima recebe uma ligação onde o criminoso diz que é um funcionário de um banco. A bacharel em direito Iasmin Catarine Gusmão alerta que para evitar ser a próxima vítima, a pessoa não deve informar o número de CPF para estranhos em hipótese alguma.

De acordo com a profissional do Direito, em uma das modalidades desse golpe, o criminoso pode ligar para a mesma pessoa por meses (com vozes diferentes e se identificando como sendo de Bancos diferentes também) até descobrir o banco onde a vítima tem conta. “É aí que começa toda a trama”, afirma Iasmin. Segundo ela, durante a ligação, o criminoso fala sobre vários serviços e facilidades que acabam despertando o interesse da vítima, e ela, sem perceber, passa informações valiosas, como o número do CPF, data de nascimento, etc.

Em alguns casos, algumas pessoas acabam passando até mesmo a senha do cartão pessoal e isso é um prato cheio para os criminosos que, com todas essas informações, podem realizar compras online. Para evitar ser vítima dessa tipo de golpe, em hipótese alguma informe seu número de CPF para estranhos.

Iasmin Catarine recomenda um cuidado redobrado com os idosos, pois eles são as maiores vítimas nesse tipo de golpe, principalmente quando o bandido promete empréstimos consignados. “Uma dica: não clique em links desconhecidos e nem faça download de sites que você não costuma acessar”, frisa a bacharel em direito para concluir: “Evite que seus amigos e familiares caiam nessa armadilha”.

Fonte: Portal Jusbrasil (Foto: Jornal Ibiá)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *