Advogada cobra ação da OAB Sergipe sobre caso de estupro
21 de março de 2024
Senac recebe prêmio Fesbell de melhor escola de beleza
21 de março de 2024
Exibir tudo

Criminalistas apoiam advogada que acusa colega de estuprá-la

Na nota a ABRACRIM-SE repudia veementemente qualquer espécie de parcialidade

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalista – Sergipe (ABRACRIM-SE), emitiu uma nota manifestando solidariedade à advogada Bruna Hollanda, “que se sujeitou a exposição pública para ser ouvida, ao tempo em que se coloca à disposição para integrar rede de acolhimento”. A causídica em questão acusa um advogado e conselheiro da Ordem de tê-la extuprado em janeiro passado, após uma festa de carnaval em Aracaju. Antes da nota da ABRACRIM-SE, a advogada e professora Clara Machado foi às redes sociais fazer graves questionamentos à presidência da Ordem.

Veja, abaixo, a íntegra da nota da ABRACRIM-SE:

“A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas de Sergipe (ABRACRIM-SE) manifesta posição institucional relativa à notícia-crime de prática de estupro por advogado e conselheiro seccional da OAB/SE contra advogada e também conselheira, que, em carta aberta, renunciou ao cargo e imputou ao presidente da OAB/SE graves acusações de parcialidade na condução do caso e não cumprimento do protocolo de atendimento à vítima de violência sexual na esfera da Ordem.

Ciente das declarações da noticiante, a ABRACRIM-SE manifesta empática solidariedade institucional à advogada – que se sujeitou a exposição pública para ser ouvida – ao tempo em que se coloca à disposição para integrar rede de acolhimento.

Quanto aos fatos noticiados, a ABRACRIM-SE não emitirá juízo de valor, em respeito aos princípios constitucionais e bandeiras institucionais, cabendo a polícia judiciária e Ministério Público a apuração e, ao final, em caso de ação penal, ao juízo criminal a decisão acerca da autoria e materialidade, respeitando-se a presunção da inocência e devido processo legal.

A quebra de sigilo e vazamento ilegal de documentos dos autos também merecem apuração dada a exposição dos envolvidos.

A ABRACRIM-SE não pode silenciar diante do apontamento de parcialidade no âmbito da OAB/SE em relação à não adoção de medidas cabíveis e não abstenção da prática de ações desvirtuadas do propósito prioritário de acolhimento e isenção na apuração, expondo a instituição que deve planar acima de qualquer suspeita, cumprindo as finalidades do art. 44 do Estatuto.

Por fim, a ABRACRIM-SE repudia veementemente qualquer espécie de parcialidade e se coloca em sentinela vigilante para acompanhar os desdobramentos, em prontidão para exigir providências e indispensável imparcialidade na condução do caso pela direção da OAB/SE, em respeito e preservação da credibilidade histórica da instituição republicana de maior confiança na sociedade.

Aracaju, 20/03/2024.

Aurélio Belém do Espírito Santo -Presidente

Pamela Salmeron – Vice”

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *