Leia o resumo dos jornais desta quinta
19 de janeiro de 2017
Jovair quer o fim das sessões na calada da noite
19 de janeiro de 2017
Exibir tudo

Crime vence de goleada

As fracassadas tentativas de reduzir a galopante violência em Sergipe não deixam dúvidas que os criminosos estão vencendo o governo de goleada. Para se ter uma idéia da carnificina que tanto aterroriza os sergipanos, 60 pessoas foram assassinadas em apenas 18 dias, sem contar o exagerado número de assaltos, roubos, arrombamentos e o diabo a quatro. Sem alternativas para virar o jogo, a impotente Secretaria da Segurança Pública pediu socorro ao governo federal, que promete instalar no estado o núcleo de inteligência visando identificar as áreas mais violentas de Sergipe. Ora, para descobrir isso não precisa reunir homens das Polícias Federal, Civil e Militar, pois todo mundo está cansado de saber que o crime graça em todo território sergipano. Portanto, se depender desse arremedo de socorro anunciado pelo Palácio do Planalto, nosso outrora pacato Sergipe continuará ostentando o título de estado mais violento do Brasil. Lastimável!

É feia a crise

Boa parte das varas de execuções criminais precisa de urgente reestruturação. Elas carecem de pessoal, estrutura, material e aperfeiçoamento do sistema informatizado. Esta informação é do magistrado Hélio Mesquita, titular da Vara de Execuções de Sergipe. Na reunião que participou ontem, em Brasília, ele contou aos colegas de outros estados que em Sergipe há uma penitenciária novinha, com 400 vagas, que não funciona há um ano por falta de agentes prisionais. Crendeuspai!

Cabeça a prêmio

E a coluna Esplanada, veiculada hoje pelo Jornal da Cidade, revela que o cargo de líder do governo virou moeda de troca do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Para obter o apoio do PP à sua reeleição, o demista ofereceu a liderança governista, hoje exercida pelo sergipano André Moura (PSC), ao deputado pepista Aguinaldo Ribeiro. Talvez seja por isso que André não prestigiou Rodrigo Maia na visita que este fez, ontem, a Aracaju. Misericórdia!

Sem medo

O candidato a presidente da Câmara Federal, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), afirma que quem tem medo de enfrentar os poderes não serve pra presidir o parlamento. Em visita a Aracaju para pedir votos à bancada federal sergipana, o petebista prometeu renovar o arcaico Regimento Interno da Casa e mudar o horário de funcionamento do plenário. Segundo ele, é precisamos acabar com as votações na calada da noite. Certíssimo!

Rolo compressor

Enquanto a oposição se ocupa em destratar o governador Jackson Barreto (PMDB), este vai ampliando sua base parlamentar. A mais recente conquista é o deputado federal Laércio Oliveira (SD), que deverá indicar o novo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. Segundo o bem informado jornalista Diógenes Brayner, dos 11 parlamentares federais de Sergipe, sete já estão fechados com JB. Viche!

Abra o olho

O Tribunal de Contas de Sergipe está de olho nas dispensas de licitação e inexigibilidades operacionais decretadas por 18 prefeituras e câmaras municipais. Atrás de irregularidades, auditores do TCE vão fazer um baculejo em Aquidabã, Amparo de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Cumbe, Ilha das Flores, Itabi, Japaratuba, Japoatã, Muribeca, Neópolis, Propriá, Santa Rosa de Lima, Santana de São Francisco, São Francisco e Telha. Aff Maria!

Mulheres

Oito em cada 10 brasileiros acha fundamental a alteração nas leis eleitorais para garantir que as mulheres representem a metade dos candidatos a cargos eletivos. É o que revela pesquisa feita pelo Ibobe e o Instituto Patrícia Galvão. Atualmente, a legislação eleitoral reserva 30% das candidaturas para as mulheres e apenas 10% do tempo de propaganda eleitoral para cotas de sexo.

São Tomé

E o ministro dos transportes, Maurício Quintela, prometeu ao governador Jackson Barreto (PMDB) que as obras de duplicação da BR-101, trecho entre Capela e Propriá, serão reiniciadas ainda este mês. Alguém acredita? Depois de tantas promessas não cumpridas, é preciso ver para crer!

A quantas anda?

Alguém sabe em que ficou a investigação sobre quem permitiu regalias para os empresários Zé de Rola, da Construtora Cunha, e Edson da Projel na 8ª Delegacia de Aracaju. Presos sob a acusação de desviarem milhões do IPTU da capital, os dois foram retirados da cela e estavam no bem bom do pátio da cadeia. Segundo a Delegacia de Combate ao Crime Tributário, o golpe aplicado nos cofres da Prefeitura foi superior a R$ 17 milhões. Credo em cruz!

O tempo não pára

Nem bem os fogos de artifício que animaram a chegada do Ano Novo deixaram de pipocar, e as fantasias do carnaval já estão sendo retiradas do armário para mais uma grande festa popular. Logo, logo passaremos pela Quaresma e começamos a preparar as fogueiras para os festejos juninos. Até parece que o relógio do tempo está cada vez mais veloz. Ai, meu Deus!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *