WhatsApp deixou de ser compatível para certos celulares
25 de outubro de 2023
Sem nome forte em Aracaju, o PT pode disputar a vice
25 de outubro de 2023
Exibir tudo

Criado na ditadura, o Projeto Rondon está de volta

As equipes do Projeto Rondon vão atuar em 12 municípios de Sergipe

Criado originalmente há 34 anos pela ditadura militar, o Projeto Rondon está de volta a Sergipe. Nessa quinta-feira (26), a iniciativa do governo federal, em parceria com o Executivo sergipano, será lançada em solenidade agendada para o Palácio dos Despachos, em Aracaju. Esse projeto fez muito sucesso a partir de 1967 quando foi lançado pelo governo do general Emílio Médici. A proposta daquela época era expressar um ideário desenvolvimentista articulado à doutrina de segurança nacional, atraves de atividades de extensão universitária.

A assinatura dos acordos entre os Governos Federal e Estadual, prevista para esse quinta-feira, visa firmar o compromisso na realização da Operação Mangabeiras, que acontecerá entre janeiro e fevereiro de 2024, em 12 municípios sergipanos e contará com a participação de 252 rondonistas (professores e estudantes universitários).

Neste período, estudantes de instituições de ensino superior capacitarão a comunidade local por meio de projetos de desenvolvimento sustentável relacionados a diferentes áreas do conhecimento que abrangem temas como cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.

As equipes atuarão nos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabi, Malhada dos Bois, Moita Bonita, São Francisco e Tomar do Geru. A cerimônia será presidida pelo vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, e pelo diretor de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, general de Divisão William Georges Felippe Abrahão e contará com a presença de autoridades do poder municipal.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da cidadania, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social, a redução de desigualdades regionais e o fortalecimento da soberania nacional. Projeto Rondon é uma ferramenta eficaz para fomentar o desenvolvimento sustentável e a capacitação da população dos municípios atendidos, com vistas a aproveitar as políticas públicas disponibilizadas pelos governos federal, estaduais e municipais.

Fonte: GS (Foto: Governo Federal)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *