Covid-19: maiores de 40 anos já podem tomar a 4ª dose
20 de junho de 2022
Inverno chega com chuvas em Sergipe
21 de junho de 2022
Exibir tudo

Covid: Aracaju aplica a 4ª dose em maiores de 35 anos

As pessoas a partir de 18 anos já podem procurar os postos de saúde

A Secretaria da Saúde de Aracaju inicia, nesta terça-feira (21), a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19 em pessoas acima dos 35 anos de idade. A medida foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), após reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE). Também ficou definida a recomendação do uso de máscaras na capital por pessoas que estejam com síndromes gripais, com mais de 60 anos ou imunossuprimidos em locais fechados.

O prefeito fez um apelo aos aracajuanos para que tomem as doses do imunizante. “Temos vacina disponível em todas as unidades de saúde, nos postos itinerantes, no Parque da Sementeira, de modo que faço um apelo para que as pessoas tomem sua vacina. Quem tem acima de 35 anos já poderá receber a quarta dose, mas ainda temos pessoas que não receberam a 1ª dose ou que não completaram o esquema vacinal com a 2ª dose ou ainda que não receberam a dose de reforço”, frisou.

Acesso à 4ª dose

Para ter acesso à vacina contra a covid-19, o cidadão pode se dirigir a uma das 45 Unidades Básicas de Saúde de Aracaju. Também é possível receber a imunização no drive-thru do Parque Governador Augusto Franco – Sementeira – pela manhã -, nos postos itinerantes instalados nos três shoppings centers da capital ou no Carro da Vacina, que continua circulando pelos bairros da cidade. Nesta semana, de 20 a 23 de junho, o veículo estará no conjunto Sol Nascente.

Maiores de 40 anos

Sergipe amplia a vacinação contra a Covid-19, com a disponibilização da segunda dose de reforço para pessoas com 40 anos ou mais, que iniciaram o esquema vacinal com os imunizantes Coronavac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen. As pessoas nessa faixa etária devem ficar atentas ao cronograma do município em que reside, para saber quando efetivamente inicia a vacinação. De acordo com a enfermeira de imunização da Secretaria Estadual da Saúde, Ana Lira, o Ministério da Saúde fez algumas recomendações importantes.

“A orientação do Ministério é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. A pessoa precisa de outra dose para reforçar a imunidade, que serve como uma ‘atualização’ da resposta imunitária. Há necessidade da segunda dose de reforço, pois os estudos realizados observaram uma queda de nível dos anticorpos alguns meses após as doses iniciais, então o reforço vem para elevar a quantidade de anticorpos circulantes no organismo”, explica Ana Lira.

Conforme os últimos dados levantados pela Secretaria Estadual da Saúde sobre a imunização contra a covid-19, apenas 129.133 pessoas tomaram a segunda dose de reforço, o percentual é de 25,70% da população prioritária.

Fonte: Secom/PMA e Secom/GE

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *