“Gostava tanto de você”
5 de fevereiro de 2023
Inscrições para o Projeto Verão podem ser feitas até quinta
5 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Cortejo dos Caretas será este mês em Ribeirópolis

O deputado Georgeo Passos (de azul) participando do animado cortejo dos Caretas

Já estão abertas na Prefeitura de Rubeirópolis as inscrições para a tradicional cortejo do grupo folclórico os Caretas. Os interessados em participar da folia devem se inscrever na Secretaria Municipal de Comunicação, das 8h às 13h. A festa vai acontecer nos dias 11 e 12 deste mês, naquele município sergipano. O cortejo, que tradicionalmente ocorre uma semana antes do Carnaval, mobiliza a população da cidade e atrai grande número de turistas.

Nesta brincadeira, homens, mulheres, idosos e crianças saem pelas ruas da cidade, logo ao raiar do dia, usando máscaras – as caretas. Uma banda de pífano costuma acompanhar o cortejo, fazendo a alegria dos foliões. Muitos levam tintas para pintar os participantes, deixando a festa ainda mais colorida.

Patrimônio cultural

A Festa dos Caretas ganhou um diferencial em 2015. Naquele ano, o festejo se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe, após a sanção da Lei número 8.067/2015, de iniciativa do deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), filho do ex-prefeito de Ribeirópolis, Antônio Passos.

Segundo Georgeo, a ideia foi de reconhecer a importância da festa, criada no início do século passado pelo fazendeiro e comerciante José Robostiano de Menezes. “É um folguedo que há muito está enraizado nas tradições, não somente de Ribeirópolis, mas do estado como um todo. Certamente, a Festa dos Caretas é um dos grandes patrimônios de Sergipe, pois são mais de 50 anos de tradição”, afirma o parlamentar.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *