Sindicato alerta para aumento do preço de medicamentos
20 de março de 2018
Cerca de 60 mil famílias já retiraram o kit digital gratuito
20 de março de 2018
Exibir tudo

Cordelistas lançam “Das Neves às Nuvens”

As 17 cordelistas vão autografar o livro no Clube da Caixa

Dezessete cordelistas vão lançar, nesta quinta-feira, o livro “Das Neves às Nuvens – I Antologia das Mulheres do Cordel Sergipano”. O lançamento será às 19h, no Clube da Caixa, em Aracaju.

O evento faz parte do calendário de atividades da Academia Sergipana de Cordel – ASC, em 2018. “Há muitas mulheres no cordel sergipano! Precisamos atuar no sentido de motivar outras mulheres, dar visibilidade ao Cordel feminino, romper com as barreiras do preconceito e diminuir uma dívida histórica que o cordel tem com as mulheres.”, afirma Izabel Nascimento, presidente da ASC.

Organizada pelas cordelistas Daniela Bento e Izabel Nascimento, a obra contem 17 temas, nos quais cada mulher narra a sua trajetória no universo do Cordel. As autoras tem de 15 a 88 anos de idade, são membros da ASC e convidadas. Para Daniela Bento “o lançamento desta Antologia é um divisor de águas na história do cordel feminino em Sergipe e certamente, na vida de cada mulher que se está inserida nele, pois sem feminismo, nenhum verso poderá falar de igualdade”.

Maria das Neves 

Maria das Neves Batista Pimentel é a primeira mulher cordelista que se tem notícia. Sua produção, a partir de 1938, era assinada com o nome de Altino Alagoano, seu esposo. Desbravadora que teve a voz sufocada pela canga da época, DAS NEVES intitula esta obra como pedra angular de uma construção permanente que busca, nas partículas das lidas femininas, AS NUVENS de Paz.

“Temos um encontro marcado,  às 19h de quinta-feira, na APCEF/SE. Um encontro com a poesia!”, convida Salete Nascimento, vice presidente da ASC.

O evento tem o apoio da Vitrine Soluções Gráficas, Editora Brasil Casual, Apcef/SE, Fotografare – Due Click Per Te, Centro dom José Brandão de Castro (CDJBC), Associação Mão no Arado de Sergipe (AMASE) e Articulação Semiárido (ASAcom).

 

 

Compartilhe:

1 Comment

  1. Stephany disse:

    Como faz pra participar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *