Leia o resumo dos jornais desta sexta
1 de setembro de 2017
Campanha do BC incentiva circulação de moedas
1 de setembro de 2017
Exibir tudo

Conversa mole

Na maioria dos municípios este primeiro ano das administrações está irremediavelmente perdido, pois os prefeitos alegam falta de condições para começar a honrar as promessas de campanha. É bem verdade que aqui e ali a situação encontrada foi de terra arrasada, mas no geral os queixumes não passam de pano de fundo para empurrar os compromissos com a barriga, na esperança que a população esqueça o paraíso prometido nos palanques. Tanto isso é verdade que, mesmo chorando o leite derramado, alguns prefeitos não economizaram na distribuição de cargos em comissão com as esposas, filhos, parentes distantes e apadrinhados. Basta este exemplo para demonstrar que a choradeira da maioria dos prefeitos não passa de conversa mole para boi dormir.

Palavra cumprida

E o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) cumpriu ontem uma de suas principais promessas de campanha: revogar a lei do IPTU, aprovada na gestão passada, estabelecendo reajuste anual de 30% para o tributo. O projeto enviado pelo comunista à Câmara promove a redução linear de 15% no valor venal dos imóveis de Aracaju. Também estabelece como parâmetro para corrigir o imposto, o índice de 5% mais a taxa de inflação do período. Menos mal, né?

PF de olho

Cerca de 30 ex-prefeitos sergipanos estão na mira da Polícia Federal. Segundo o portal Nenotícias, os investigados são suspeitos de terem falsificado compensações fiscais, fornecido declarações irreais à Receita Federal e cometido malandragem na cobrança judicial de royalties por exploração mineral nos municípios. Cruz credo!

Juiz protesta

Afastado da função pelo pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe, o juiz de direito Anselmo de Oliveira lamentou o vazamento seletivo do processo, que tramita em segredo de justiça. Ele considerou a decisão dos desembargadores violenta e abusiva, por ter ocorrido antes do devido processo, o que corresponde a uma punição sem defesa. Misericórdia!

Cena urbana

Ocorreu esta semana em Aracaju: uma jovem sai da faculdade e caminha até seu carro, estacionado no trecho seguinte. Um elemento desce de um taxi, caminha até ela e, bruscamente, lhe toma o telefone celular. Corre, entra no taxi, que sai em disparada. Atônita, a vítima não conseguiu nem anotar a placa do carro alugado pelo ladrão. Aff, Maria!

Corda bamba

E o vereador de Telha, João Messias Vieira (PSC), está com o mandato por um fio. É que o Tribunal Regional Eleitoral aprovou a cassação dele, com base em condenação anterior por improbidade administração. João Messias, contudo, permanecerá na Câmara enquanto recorre da decisão junto ao Superior Tribunal Eleitoral.

Porta aberta

O deputado federal André Moura (PSC), líder deste governo temerário no Congresso, só não entra no PMDB se não quiser. Pelo menos é assim que pensa o deputado estadual Zezinho Guimarães (PMDB). Ele não acredita que o governador Jackson Barreto deixe o reduto peemedebista, mas jura que se isso ocorrer não acompanhará o líder: “Estou satisfeito no partido”, diz. Então, tá!

Fusão aprovada

Depois de muito arre arre, a Assembleia aprovou a fusão dos fundos estaduais de Previdência. Por 16 votos contra sete, os deputados decretaram o fim do Funprev, mantendo o Finanprev, que tem R$ 600 milhões em caixa. Nem precisa dizer que o governo festejou a aprovação, pois vai usar parte desta grana para pagar em dia aposentadorias, pensões e a folha salarial. Resta saber até quando!

Mar revolto

Evite se aventurar no mar pelos próximos quatro dias. A advertência é da Marinha, que prevê ondas de até 4,5 metros na faixa litorânea do Nordeste, incluindo Sergipe. A Capitania dos Portos está divulgando alertas por fonia, em VHF, para as marinas, iates clubes e demais embarcações, reiterando a necessidade de muita precaução até a próxima segunda-feira.

Novo acadêmico

O procurador-geral da Prefeitura de Aracaju, Netônio Bezerra Machado será empossado hoje na cadeira 16 da Academia Sergipana de Letras Jurídicas. Substitui ao acadêmico Vagner da Silva Ribeiro, falecido em janeiro passado. A festa da posse está marcada para às 16h, no auditório do Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju. Prestigie!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *