Clóvis Barbosa retira pré-candidatura a prefeito de Aracaju
23 de fevereiro de 2024
Banese tem lucro de R$ 47,5 milhões
24 de fevereiro de 2024
Exibir tudo

Consumo de energia elétrica segue com bandeira verde

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária da conta de luz continua verde para o mês de março. Assim, os consumidores não terão cobrança adicional nas faturas de energia elétrica. De acordo com a Aneel, as condições de geração de energia continuam favoráveis há quase dois anos, desde abril de 2022.

Com os reservatórios das usinas hidrelétricas cheios, não é necessário acionar fontes mais caras, como as termelétricas. Este é o 23º consecutivo mês sem cobrança de custos adicionais nas tarifas de energia. A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia aos consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia. Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros.

No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”. A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

Fonte: Rede CNN Brasil (Foto: Agência Brasil)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *