Aneel mantém a bandeira tarifária verde para maio
28 de abril de 2023
Acumulada, Mega-Sena sorteia hoje R$ 60 milhões
29 de abril de 2023
Exibir tudo

Consumo de carne bovina cresce após 5 anos de queda

Uma combinação de fatores tende a sustentar os preços das carnes

Com o crescimento da produção, o consumo de carne bovina pelos brasileiros vai aumentar em 2023, após cinco anos de queda. De acordo com a projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a disponibilidade per capita da proteína vai passar de 26 para 29 quilos por habitante ao ano, uma alta de 11,6%.

(Clique na imagem para ampliar)

Somados os três principais tipos de proteína animal consumidos pelos brasileiros, a bovina, a suína e a de frango, esse número atingirá 96 quilos por habitante ao ano — o segundo maior índice já registrado, inferior apenas ao de 2013.

Nos últimos anos, o consumo de carne bovina despencou no país. Em 2018, cada pessoa comeu, em média, 34 quilos de carne. No ano seguinte, o consumo médio foi de pouco mais de 30 quilos. Em 2020 e 2021, ficou estabilizado em 27 quilos. E, no ano passado, recuou a 26 quilos por habitante no ano.

Entre os motivos para a alta do consumo em 2023 está a maior oferta de carnes no mercado interno, que deverá apresentar recuperação neste ano e pode atingir o maior nível na série histórica. “Com a maior produção, a disponibilidade per capita também cresce. O incremento no indicador ocorre mesmo com o crescimento da população brasileira”, afirma a Conab em nota.

Fonte e gráfico: Portal R7

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *