Corpo de Bombeiros lança o Projeto ‘São João Seguro’
1 de maio de 2023
Senac abre inscrição para curso de comidas típicas juninas
1 de maio de 2023
Exibir tudo

Confiança está completando 87 anos neste 1º de maio

O time do Confiança festejado por sua torcida em jogo na Arena Batistão

A Associação Desportiva Confiança está completando nesta segunda-feira, 1º de maio, 87 anos de fundação. O chamado “Dragão do bairro Industrial” já nasceu grande. Fundado em 1º de maio de 1936, o clube azulino foi idealizado por Joaquim Sabino Chaves Ribeiro, Epaminondas Vital e Isnard Cantalice após uma competição de voleibol. Com o time composto por operários da fábrica de tecelagem Confiança, o clube carrega a raça proletária nas suas origens.

Nesta segunda-feira, uma missa foi celebrada no Estádio Sabino Ribeiro em ação de graças pelos 87 anos do Confiança. A torcida proletária e a diretoria do clube prestigiaram o ato religioso

A modalidade de futebol no clube só surgiu em 1949, quando foi montado um time que disputou o Campeonato Estadual. O Confiança venceu quase todos os jogos da competição, mas acabou perdendo pontos por causa da antiga Lei do Estágio e não foi declarado campeão. Dois anos depois, o clube proletário foi campeão estadual.

O estádio Sabino Ribeiro, atualmente Centro de Treinamento, foi inaugurado no dia 1º de maio de 1955. O Confiança foi o primeiro time do estado a construir seu próprio estádio. Neste mesmo ano, o Dragão era um dos finalista do Estadual contra o Sergipe, no qual o campeão seria definido no melhor de três jogos. Com isso, o clube pretendia jogar a final em seu campo.

Goleada no primeiro jogo

A primeira partida foi realizada no estádio Adolpho Rollemberg e o Confiança venceu por 3 a 1. O segundo jogo seria no estádio Sabino Ribeiro, mas a Federação Sergipana de Desportos marcou novamente o jogo para o Adolpho. Na confusão, o Dragão saiu do campeonato e foi desfiliado da FSD. Revoltado, Joaquim Sabino Ribeiro resolveu fechar as portas do clube.

A torcida proletária realizou uma grande passeata do centro de Aracaju até o estádio Sabino Ribeiro protestando e solicitando a reabertura da Associação Desportiva Confiança. O patrono Joaquim Sabino Ribeiro, motivado pelo movimento, foi até um palanque improvisado e afirmou à multidão: “Como é para o bem de todos e felicidade maior do Confiança, o Confiança fica e a fábrica sai. Porque o Confiança não pertence mais à Fábrica, o Confiança agora é do povo.”

O retorno do clube azulino foi no dia 17 de fevereiro de 1957, em um amistoso contra o Bonsucesso (RJ). O Confiança venceu por 3 a 1 e foi o primeiro time sergipano a vencer times cariocas.

Joga quarta-feira pela Série C

De lá para cá, são 22 títulos estaduais, 4 títulos da Copa Governador do Estado, duas Taças Cidade de Aracaju e uma Taça São Francisco. Além do acesso para a Série C em 2014 e o acesso para a Série B em 2019. Neste ano o confiança conquistou o vice-campeonato estadual e vai participar da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, devendo estrear, na próxima quinta-feira (4), jogando contra o CSA de Alagoas, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

Fonte: Confiança (Foto: Filippe Araújo)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *