Rogério afia o discurso de oposição
6 de maio de 2022
No rastro das memórias da Cia Fiação e Tecelagem São Pedro (Itu-SP)
6 de maio de 2022
Exibir tudo

Começa plantio de 200 mudas na Reserva Mangabeiras

A expectativa é de que entre quatro e seis anos essas novas mudas possam começar a produzir

A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), iniciou, nesta sexta-feira (6) o plantio de 200 mudas de mangabeiras na Reserva Extrativista localizada no bairro 17 de Março, zona sul da capital. As plantas foram doadas para o Horto Municipal pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), em dezembro do ano passado. Desde então, vinham sendo cuidadas para, finalmente, serem plantadas na Reserva, garantindo a perpetuação da espécie e comercialização do fruto.

A Reserva das Mangabeiras foi criada com a finalidade de preservar as árvores já existentes no local e garantir que a comunidade extrativista, que comercializa o fruto como forma de subsistência, continue exercendo sua atividade laboral. No último dia 28, foi apresentado, durante uma coletiva de imprensa, o esboço detalhado da Reserva Extrativista das Mangabeiras, um projeto que já foi autorizado, por meio de decreto, pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).

Ao todo, foi delimitada uma área de 94 mil m² para a unidade de conservação que integra o projeto do Complexo Residencial Irmã Dulce dos Pobres, no bairro 17 de Março, que contará com 1.102 casas. O plantio dessas mudas no local é um dos primeiros passos tomados desde que o projeto foi autorizado e demonstra o comprometimento e preocupação da gestão municipal em garantir a permanência das árvores no local, bem como assegurar os meios necessários para manter a cultura da comunidade que vive da mangaba, como explica o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos.

Prazo para produzir

A expectativa é de que entre quatro e seis anos essas novas mudas possam começar a produzir o fruto que vai beneficiar as 38 famílias catadoras de mangaba que já estão cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Ainda neste mês de maio, será instituído o Conselho Deliberativo para que as medidas para o local sejam tomadas de forma democrática, ouvindo todos aqueles que estão envolvidos na na criação da Reserva.

Fonte e foto: Secom/PMA

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *