Martinho da Vila é o novo Doutor Honoris Causa da UFS
24 de agosto de 2023
Parada LGBT+ acontece no domingo na Orla de Atalaia
24 de agosto de 2023
Exibir tudo

Chupa de peito não acalmará os governistas aloprados

Por Adiberto de Souza *

Engana-se quem pensa que o chupa de peito dado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) nos aliados vai acalmar os governistas mais aloprados, desejosos em ver o PDT bem longe do palanque a ser montado em Aracaju pelo grupo da situação. O ataque verbal do vereador Nitinho Vitale (PSD) ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não é um fato isolado. Muitos pessedistas jamais engoliram a reação do pedetista quando da escolha de Mitidieri para disputar o governo de Sergipe. Na época, ele disse que “erraram feio. A melhor chapa para disputar e vencer as eleições seria a encabeçada por Edvaldo. Liderei todas as pesquisas e possuo experiência administrativa”. Esse descontentamento do prefeito jamais será perdoado pela turma do PSD. Portanto, quer queiram ou não os líderes governistas, os aliados mais afoitos vão continuar queimando Nogueira por debaixo dos panos, tal qual fogo de monturo. No próximo ano, quando a gestão municipal estiver caminhando para seu final, os aloprados vão querer indicar o candidato a prefeito, de preferência que seja alguém sem a simpatia de Edvaldo que, desprestigiado, tenderá a cair nos braços da oposição. Ou será que, mesmo escorraçado, Nogueira se curvará à vontade dos liderados de Mitidieri? Marminino!

Nova lei militar

O presidente Lula da Silva (PT) deve sancionar o projeto de lei modificando o Código Penal Militar (CPM). Entre as mudanças aprovadas pelo Congresso está a que determina que o militar acusado de violência sexual, doméstica e familiar contra a mulher deve ser julgado pela justiça comum, desde que o crime não ocorra em lugar “sujeito à administração militar”.  Do CPM também foi retirado o texto sobre os chamados “excludentes de ilicitude”, conjunto de definições extras para a legítima defesa. Crendeuspai!

Mudança na Câmara

Os suplentes Elber Batalha Filho (PSB) e Zezinho do Bugio (PSD) vão assumir as vagas abertas na Câmara de Aracaju pela cassação dos vereadores Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica, ambos do PSC. A confirmação sobre os substitutos ocorreu ontem, após o Tribunal Regional Eleitoral efetuar a retotalização dos votos proporcionais das eleições de 2020 na capital sergipana. Fábio Meireles e Sávio de Vardo perderam os mandatos porque o PSC cometeu fraude na cota de candidaturas femininas. A diplomação dos dois novos vereadores de Aracaju acontecera amanhã no TRE e a posse na semana que vem. Aff Maria!

Invocados com Mitidieri

Os políticos de Rosário do Catete estão tiriricas com o governador Fábio Mitidieri (PSD), que acaba de aprovar na Assembleia um projeto de lei dividindo o ICMS da exploração de potássio entre aquele município, Capela e Carmópolis. Antes da aprovação dessa propositura, a bolada do tributo sobre a extração do minério era somente dos rosarenses. O prefeito de Rosário, César Rezende (PDT), e os vereadores tentaram em vão convencer os deputados a não aprovarem o fatiamento do imposto estadual. Ou outras palavras: para agradar os políticos de Capela e de Carmópolis, Mitidieri arranjou uma encrenca feia com a população de Rosário do Catete. Home vôte!

Doutor da UFS

O cantor, compositor e pesquisador musical Martinho da Vila foi condecorado, ontem, pela Universidade Federal de Sergipe com o título de ‘Doutor Honoris Causa’. O artista foi recepcionado pelo Grupo Folclórico Batalhão de Bacamarteiros de Carmopólis. “Estou muito feliz em poder retornar à Sergipe e ser homenageado pela Universidade. Já recebi diversas homenagens, mas cada uma conta uma história e esta também é única”, destacou Martinho da Vila. Legal!

Tapa na macaca

O Supremo Tribunal Federal retomará hoje o julgamento sobre descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. O placar já está quatro a zero para descriminalizar somente o porte de maconha. Durante o julgamento, o STF também vai definir a quantidade de Cannabis que caracterizará o uso próprio. Segundos os advogados que defendem a descriminalização, o crime de porte de drogas para uso pessoal fere a lei por ofender o princípio constitucional da intimidade e da vida privada. Então, tá!

Crise braba

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira (PDT), se reuniu, em Brasília, com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, para discutir o financiamento do transporte coletivo. O pedetista e outros prefeitos garantem que somente essa medida pode socorrer o sistema, vitimado por uma enfrenta uma grave crise financeira. Segundo Edvaldo, a ideia é que o ponto de partida venha do governo federal, alocando recursos para financiar a gratuidade dos idosos. “Isso evitará o aumento da tarifa e nos ajudará a melhorar o transporte coletivo”, discursa o prefeito de Aracaju. Ah, bom!

Grupo Marilu

Nas esquinas de Itabaiana não se fala em outra coisa que não seja a possibilidade de o deputado estadual Luciano Bispo (PSD) se unir com a adversária Maria Mendonça (PDT) visando enfrentar o ex-prefeito Valmir de Francisquinho nas eleições de 2024. A hipótese de criação do grupo político “Marilu” foi levantada após Luciano e Maria prestigiaram a inauguração de uma escola estadual em Itabaiana, fazendo questão de posarem na mesma foto ao lado do governador Fábio Mitidieri (PSD). Muitos eleitores de Bispo e de Maria juram que a união de ambos não ocorre nem que a vaca tussa. Já outros acreditam que a quadrúpede ruminante pode se resfriar e tossir muito nas eleições de 2024. Danôsse!

Bem na fita

Sergipe está entre os estados que tiveram projetos contemplados na primeira fase da Seleção Pública Petrobras Socioambiental 2023. Os projetos sergipanos são “Povos das águas: produzindo vida e preservando o mar”, dos municípios de Brejo Grande e Pacatuba, e o “Pescando saberes: ecológicos, empreendedores e sustentáveis, dos municípios de Barra dos Coqueiros, Pirambu, Pacatuba, Brejo Grande, São Cristóvão e Aracaju. A etapa inicial da seleção pública incluiu projetos nas quatro linhas de atuação do programa, que são educação, desenvolvimento econômico sustentável, florestas e oceano. Supimpa!

Escondendo o jogo

A Justiça obrigou a Fundação de Cultura e Arte Aperipê informar ao deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) quanto investiu nos últimos festejos juninos de Sergipe, fornecer a relação de patrocinadores e quais eventos foram organizados pela Funcap. A determinação é da 18º Vara Cível de Aracaju, em atendimento ao mandado de segurança impetrado pelo cidadanista. Outras duas ações com o mesmo teor foram impetradas por Georgeo contra as Secretarias de Governo, e da Fazenda. Por que será que alguns auxiliares do governo Mitidieri insistem em afrontar a Lei de Acesso à Informação. Cruz, credo!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 11 de outubro de 1923.

Esta coluna é publicada pelos seguintes sites:  Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, LuxoajuLeiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *