Acumulada, Mega-Sena vai pagar R$ 170 milhões
19 de novembro de 2015
Governo vai pagar parte da folha em novembro
19 de novembro de 2015
Exibir tudo

Chinês quer comprar jumentos brasileiros

Empresário chinês pensa em comprar 1 milhão de jumentos

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, afirmou, por meio de sua conta no Twitter, que um empresário chinês afirmou ter a intenção de importar jumentos do Brasil.

A ministra, que está em missão na China até o final desta semana, postou no Twitter que “no seminário dos empresários chamou a atenção um investidor com um interesse que nos pareceu piada, mas não era: quer importar jumentos para a China.”.

Ela mesma espantou-se com o número de cabeças que o empresário pretende comprar. “Inacreditável mas sua demanda é de 1 milhão de jumentos ano”, escreveu. “Morro e não vejo tudo.”

Ainda segundo a ministra, outra demanda curiosa é a de uma empresa de fármacos que pretende comprar 10 mil toneladas de casca de tangerina por ano. “Para fazer óleos e essências”, escreveu.

Comendo jegue

Há algum tempo, os chineses fazem tratativas em torno da compra dos jumentos brasileiros. No ano passado, um grupo de empresários chineses conversou, da Bahia ao Rio Grande do Norte, com fazendeiros e políticos.

Aos políticos locais, o grupo propôs um programa de garantia de compra a preços de mercado, envolvendo até linhas de crédito, por meio de um sistema batizado de Projegue. Mas o projeto ainda não deslanchou.

A exportação de jumentos do Nordeste brasileiro para o mercado chinês objetiva o abate destes animais para utilizá-los na indústria nacional de alimentos e de cosméticos.

A China já mata 1,5 milhão de burros ao ano, criados no país, na Índia e na Zâmbia. O processo envolve tecnologia de ponta, com melhoria genética, cuidados na produção de alimentos específicos e assistência técnica.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *